Classificação: Alfabetização
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jardim encantado das emoções
Pergunta Exploratória

O que me deixa feliz? Satisfeito? Surpreso? Curioso? O que me deixa triste? Preocupado? Nervoso? Agitado? O que eu devo fazer para que as pessoas que vivem comigo sintam-se felizes?

Expedição Investigativa

Território: Foi escolhido o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt de Frederico Westphalen/RS. No dia 02 de abril iniciamos em sala de aula, um diálogo com os alunos para conhecer suas curiosidades e interesse pela temática. No período da tarde, neste mesmo dia, fomos à cidade de Frederico Westphalen visitar e apreciar as belezas do Santuário de Schoenstatt, ambiente tranquilo, acolhedor e de paz. Na oportunidade, as professoras fizeram uma roda de conversa e contaram a história: “A Escola de Tristelândia” problematizando sobre os sentimentos e emoções. Tendo em vista a faixa etária, é necessário pontuar, que os alunos ainda não se expressam de maneira fluente. Deste modo a mediação partiu das professoras que instigavam para a demonstração de sentimentos e expressões.\nApós, foi realizado um lanche compartilhado na área verde do Santu

Objetivos

Estimular a prática de bons sentimentos que proporcionam o bem a si mesmo e as outras pessoas e todos os seres da natureza a fim de que as crianças possam cultivar sentimentos de carinho, respeito e amor com o seu semelhante no meio em que vive.

Comunidade de Aprendizagem

Família, psicóloga, pais, equipe diretiva da Escola.

Articulação com o currículo

-Eu e a lição da árvore generosa(Linguagem oral: poesia, músicas e histórias.Ensino Religioso: valores e bons sentimentos).-Eu e o menino de pano(Linguagem oral:\nPoesia,Artes Visuais)-Reconhecendo sorrisos \n (Aperfeiçoamento da fala; Expressão oral e gestual.)-Semáforo das emoções(Adaptação e socialização;\nExpressão;Artes visuais.)-A lição das maçãs(Identidade\nArtes Visuais,Adaptação e socialização: superação da agressividade em meio a conflitos)-Maleta literária viajante(Linguagem oral; Imaginação.)-Camisetas com emoticons e nome do projeto.(Identidade;\nEspontaneidade; percepção, memória e artes visuais.)\n-Amigo secreto entre as famílias(Linguagem oral;\nIntegração;Socialização e respeito.)-Jogo da memória das expressões(Linguagem oral;Memória visual;\nPercepção de grande-pequeno, claro-escuro, áspero-liso; frente-verso, etc)-Boliche das expressões( Linguagem oral; ordem e sequência numérica;\n exploração de espaços, habilidades motoras, equilíbrio, movimentos coordenados)


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu

Turma
Creche III

Número de alunos
20

Educadores
Anilce Angela Arboit e Viviane Teresinha Debastiani

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Família, psicóloga, pais, equipe diretiva da Escola.

O projeto" Jardim encantado das emoções" está em pleno \ndesenvolvimento. De forma a alcançar os objetivos propostos , estamos desenvolvendo as ações e desencadeando outras. Esta fase da infância exige um trabalho atento e minucioso para com as emoções e sentimentos ,considerando as implicações na construção da personalidade, na formação humana e social da criança.