Jardim encantado das emoções
Pergunta Exploratória
O que me deixa feliz? Satisfeito? Surpreso? Curioso? O que me deixa triste? Preocupado? Nervoso? Agitado? O que eu devo fazer para que as pessoas que vivem comigo sintam-se felizes?
Expedição Investigativa
Território: Foi escolhido o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt de Frederico Westphalen/RS. No dia 02 de abril iniciamos em sala de aula, um diálogo com os alunos para conhecer suas curiosidades e interesse pela temática. No período da tarde, neste mesmo dia, fomos à cidade de Frederico Westphalen visitar e apreciar as belezas do Santuário de Schoenstatt, ambiente tranquilo, acolhedor e de paz. Na oportunidade, as professoras fizeram uma roda de conversa e contaram a história: “A Escola de Tristelândia” problematizando sobre os sentimentos e emoções. Tendo em vista a faixa etária, é necessário pontuar, que os alunos ainda não se expressam de maneira fluente. Deste modo a mediação partiu das professoras que instigavam para a demonstração de sentimentos e expressões.\nApós, foi realizado um lanche compartilhado na área verde do Santu
Objetivos
Estimular a prática de bons sentimentos que proporcionam o bem a si mesmo e as outras pessoas e todos os seres da natureza a fim de que as crianças possam cultivar sentimentos de carinho, respeito e amor com o seu semelhante no meio em que vive.
Comunidade de Aprendizagem
Família, psicóloga, pais, equipe diretiva da Escola.
Articulação com o currículo
-Eu e a lição da árvore generosa(Linguagem oral: poesia, músicas e histórias.Ensino Religioso: valores e bons sentimentos).-Eu e o menino de pano(Linguagem oral:\nPoesia,Artes Visuais)-Reconhecendo sorrisos \n (Aperfeiçoamento da fala; Expressão oral e gestual.)-Semáforo das emoções(Adaptação e socialização;\nExpressão;Artes visuais.)-A lição das maçãs(Identidade\nArtes Visuais,Adaptação e socialização: superação da agressividade em meio a conflitos)-Maleta literária viajante(Linguagem oral; Imaginação.)-Camisetas com emoticons e nome do projeto.(Identidade;\nEspontaneidade; percepção, memória e artes visuais.)\n-Amigo secreto entre as famílias(Linguagem oral;\nIntegração;Socialização e respeito.)-Jogo da memória das expressões(Linguagem oral;Memória visual;\nPercepção de grande-pequeno, claro-escuro, áspero-liso; frente-verso, etc)-Boliche das expressões( Linguagem oral; ordem e sequência numérica;\n exploração de espaços, habilidades motoras, equilíbrio, movimentos coordenados)