Jovens Empreendedores
Pergunta Exploratória
O QUE POSSO FAZER PARA TER UMA FONTE DE RENDA E POUPANDO EU POSSO?
Expedição Investigativa
Ao questionar os alunos sobre qual seria seu projeto de vida notou-se a necessidade de problematizar com os mesmos formas de empreendedorismo na comunidade onde estamos inseridos, com intuito de aperfeiçoar os conhecimentos quanto a esse tipo geração de emprego e renda. A partir das questões - O QUE POSSO FAZER PARA TER UMA FONTE DE RENDA E POUPANDO EU POSSO? - revelou-se a importância dos principais produtos quem podem ser produzidos em nossa comunidade, estimulando a sua valorização. Em roda de conversa levantou-se que através do trabalho cooperativo e cidadão, princípios do programa A união faz a vida, é possível melhorarmos as condições de vida, onde as famílias e jovens possam ter uma fonte de renda oriunda da própria propriedade. Assim, escolheu-se o nome para o projeto: Jovens Empreendedores.
Objetivos
Sensibilizar quanto à importância do empreendedorismo na comunidade onde estamos inseridos, com intuito de aprimorarmos nossos conhecimentos quanto a esse tipo de geração de emprego e renda, destacando a importância e continuidade dos estudos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais e professores
Articulação com o currículo
Português: Pesquisa sobre as diferentes profissões; Produção textual; Interpretação de textos; Confecção de murais e painéis; Pesquisas, debates e entrevistas (com especialistas e formadores de opinião da comunidade e aprendizagem); Confecção do Banner;
Matemática: Cálculos de juros e porcentagens; Construção de gráficos e tabelas a partir dos dados da pesquisa; Situações problemas envolvendo o desemprego no Brasil (criação de gráficos);
Ciências: Pesquisa de métodos e processos para a fabricação do produto escolhido; Profissões que prejudicam a saúde (pesquisa e confecção de mural para exposição na escola); Oficina de Produção de Sabão;
História: O que é Seguro Desemprego? (pesquisa e debate); O que é Licença Gestação e Licença Paternidade? (pesquisa e debate); Levantamento de dados sobre os tipos de profissões existentes na nossa comunidade (confecção de mural para exposição na escola);
Geografia: Atividades econômicas características no distrito (pesquisa e divulgação);