Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Nossa História: Revendo Costumes e Preservando Valores - Valorização do Meio Rural Todos os alunos da nossa escola são da zona rural, então estudar a "Valorização do Meio Rural" é algo da nossa realidade, da nossa vivência. Gostamos de visitar as propriedades dos colegas e levar o aprendizado para a vida.
Dionathan Bortolotto | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como vive o nosso homem do campo? Que evoluções (passado/presente) percebe-se no meio rural? Como essas dúvidas, uma vez elucidadas, podem melhorar a nossa aprendizagem e consequentemente a qualidade de vida das famílias?

Expedição Investigativa

A partir das expectativas dos alunos, seus conhecimentos prévios em relação ao tema do Projeto, do encontro deles com a comunidade, motivados pela busca de informações sobre a vida no campo, foram realizadas ações que possibilitaram registrar de diferentes formas a dinâmica do trabalho do homem rural: história, os costumes e valores cultivados pela comunidade. Por outro lado, os professores articularam os conteúdos e estratégias pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar. O Projeto foi desenvolvido na forma de pesquisa, foram utilizados recursos audiovisuais e digitais, saídas de campo, pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários, de acordo com a necessidade de cada ação.

Objetivos

Sensibilizar alunos, professores e pais para a importância da valorização do meio rural, possibilitando uma visão ampla sobre a mesma e integrando a comunidade escolar de forma cooperativa, através da participação e envolvimento desses três atores da educação.


Comunidade de Aprendizagem

Em relação a comunidade de aprendizagem lançaremos mão de parcerias das famílias que moram na zona rural, empresas locais que dependem dos produtos produzidos na zona rural, fumageiras, EMATER/ASCAR/RS, Secretaria da Saúde, CORSAN, cooperativas, lideranças comunitárias, para buscar as fontes de informação sobre a vida rural. O professor será o mediador/gestor do processo de busca de informações dos vários segmentos que formam a comunidade de aprendizagem da região. Os espaços da escola e da comunidade serão o palco das diversas formas de articulação das áreas de conhecimento com os dados obtidos através das pesquisas/entrevistas, oportunizando a construção e a consciência coletiva do seu lugar na sociedade através da valorização do meio rural. A articulação de todos os segmentos possibilitará a ressignificação da vida no campo.

Articulação com o currículo

O Professor, através de sua área de conhecimento, seleciona/analisa/reflete as possibilidades de articular seu conteúdo com o projeto e o aluno será protagonista na obtenção/coleta dos dados e informações históricas/sociais/culturais/econômicas que venham contribuir com sua formação. O Projeto foi desenvolvido em etapas de trabalho como: pesquisar, refletir, comparar. O aluno conheceu a realidade e a partir daí pôde trabalhar no seu mais amplo sentido, procurando explorar cada vez mais sua capacidade de entendimento, motivando e acreditando no seu potencial de crescimento intelectual. A culminância do Projeto foi na Mostra Pedagógica da Escola. A educação entrelaçada (em outras disciplinas) com a união dos diversos saberes gera a informação onde todos aproveitam, sendo assim, a Escola é um ambiente de integração mútua e conhecimento amplo.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Alberto Pasqualini

Diretor
Claudete Diva Grellmann Hoffmann

Turma
Educação Infantil e Ensino Fundamental

Número de alunos
206

Educadores
Ana,Carine, Claudio Ricardo, Diana F,Diana M, Djenane, Eliana, Enilda, Iara, Laisa, Liane, Mariza, ,Oni Nardi, Paulo, Quezia, Rochele, Roselena, Atayde, Tailine, Lurdes, Clauzia

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Agudo

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO AGUDO

Apoiadores
SICREDI, COOPERAGUDO, DIKOW e Cia. Ltda, CPM da Escola, Conselho Escolar.

É ótima essa proposta, os alunos e os pais se envolveram muito. Visitamos as propriedades dos alunos e na sala de aula trabalhamos os conteúdos dentro da proposta do programa A união Faz a Vida.
Eliana Parreira | Professor(a)