Nossa História: Revendo Costumes e Preservando Valores - Valorização do Meio Rural
“ Todos os alunos da nossa escola são da zona rural, então estudar a "Valorização do Meio Rural" é algo da nossa realidade, da nossa vivência. Gostamos de visitar as propriedades dos colegas e levar o aprendizado para a vida.
Dionathan Bortolotto | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como vive o nosso homem do campo? Que evoluções (passado/presente) percebe-se no meio rural? Como essas dúvidas, uma vez elucidadas, podem melhorar a nossa aprendizagem e consequentemente a qualidade de vida das famílias?
Expedição Investigativa
A partir das expectativas dos alunos, seus conhecimentos prévios em relação ao tema do Projeto, do encontro deles com a comunidade, motivados pela busca de informações sobre a vida no campo, foram realizadas ações que possibilitaram registrar de diferentes formas a dinâmica do trabalho do homem rural: história, os costumes e valores cultivados pela comunidade. Por outro lado, os professores articularam os conteúdos e estratégias pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar. O Projeto foi desenvolvido na forma de pesquisa, foram utilizados recursos audiovisuais e digitais, saídas de campo, pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários, de acordo com a necessidade de cada ação.
Objetivos
Sensibilizar alunos, professores e pais para a importância da valorização do meio rural, possibilitando uma visão ampla sobre a mesma e integrando a comunidade escolar de forma cooperativa, através da participação e envolvimento desses três atores da educação.
Comunidade de Aprendizagem
Em relação a comunidade de aprendizagem lançaremos mão de parcerias das famílias que moram na zona rural, empresas locais que dependem dos produtos produzidos na zona rural, fumageiras, EMATER/ASCAR/RS, Secretaria da Saúde, CORSAN, cooperativas, lideranças comunitárias, para buscar as fontes de informação sobre a vida rural. O professor será o mediador/gestor do processo de busca de informações dos vários segmentos que formam a comunidade de aprendizagem da região. Os espaços da escola e da comunidade serão o palco das diversas formas de articulação das áreas de conhecimento com os dados obtidos através das pesquisas/entrevistas, oportunizando a construção e a consciência coletiva do seu lugar na sociedade através da valorização do meio rural. A articulação de todos os segmentos possibilitará a ressignificação da vida no campo.
Articulação com o currículo
O Professor, através de sua área de conhecimento, seleciona/analisa/reflete as possibilidades de articular seu conteúdo com o projeto e o aluno será protagonista na obtenção/coleta dos dados e informações históricas/sociais/culturais/econômicas que venham contribuir com sua formação. O Projeto foi desenvolvido em etapas de trabalho como: pesquisar, refletir, comparar. O aluno conheceu a realidade e a partir daí pôde trabalhar no seu mais amplo sentido, procurando explorar cada vez mais sua capacidade de entendimento, motivando e acreditando no seu potencial de crescimento intelectual. A culminância do Projeto foi na Mostra Pedagógica da Escola. A educação entrelaçada (em outras disciplinas) com a união dos diversos saberes gera a informação onde todos aproveitam, sendo assim, a Escola é um ambiente de integração mútua e conhecimento amplo.