Vida Saudável
Pergunta Exploratória
VOCÊ CONCORDA QUE VOCÊ É O QUE VOCÊ COME?
Expedição Investigativa
A ideia de trabalhar mais profundamente sobre esse tema, partiu primeiramente do momento das refeições dos alunos na escola, os quais se recusavam a provar alimentos diferentes dos habituais, bem como fazer as refeições na escola com a alimentação que é oferecida pela mesma. Ao analisar que os mesmo trazem para consumir na escola doces, guloseimas, salgadinhos, refrigerante, durante o intervalo, percebe-se que há um desconhecimento por parte dos mesmos, bem como da família, da necessidade de tornar a alimentação saudável um hábito diário, promovendo uma alimentação completa, que vá suprir as necessidades nutricionais das crianças. Sendo assim, realizou-se uma roda de conversa com os alunos, na qual foi questionado aos mesmos VOCÊ CONCORDA QUE VOCÊ É O QUE VOCÊ COME? A partir das respostas levantadas, escolheu-se o nome para o projeto: Vida Saudável.
Objetivos
Incentivar uma mudança de comportamento, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente e educativa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais e professores.
Articulação com o currículo
* Português: Análise de textos que valorizem a vida saudável; Produção textual; Leitura de imagens e adequação de legendas; Características dos textos (veracidade, clareza, isenção, impessoalidade); Trabalho com receitas incluindo alimentos diferenciados (confecção de folder para divulgação de notas/dicas sobre alimentação saudável, banner, livro de receitas);
* Matemática: Estudo de dados estatísticos sobre alimentação saudável, valor nutritivo dos alimentos, etc;
* Ciências: Palestra com nutricionista sobre o valor nutritivo dos alimentos; Pesquisa sobre o valor nutricional dos alimentos usados no cardápio escolar;
* História: As primeiras sociedades (suas descobertas e hábitos alimentares); Contos indígenas (hábitos e costumes, alimentos indígenas); Cultura medieval (alimentos e forma de preparo);
* Geografia: Origem dos alimentos, sazonalidade, nutrientes/vitaminas; Oficina de Culinária na Escola -confecção de receitas nutritivas Merenda Saudável;
* Inglês: Leitura de textos;