Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Vida Saudável
Pergunta Exploratória

VOCÊ CONCORDA QUE VOCÊ É O QUE VOCÊ COME?

Expedição Investigativa

A ideia de trabalhar mais profundamente sobre esse tema, partiu primeiramente do momento das refeições dos alunos na escola, os quais se recusavam a provar alimentos diferentes dos habituais, bem como fazer as refeições na escola com a alimentação que é oferecida pela mesma. Ao analisar que os mesmo trazem para consumir na escola doces, guloseimas, salgadinhos, refrigerante, durante o intervalo, percebe-se que há um desconhecimento por parte dos mesmos, bem como da família, da necessidade de tornar a alimentação saudável um hábito diário, promovendo uma alimentação completa, que vá suprir as necessidades nutricionais das crianças. Sendo assim, realizou-se uma roda de conversa com os alunos, na qual foi questionado aos mesmos VOCÊ CONCORDA QUE VOCÊ É O QUE VOCÊ COME? A partir das respostas levantadas, escolheu-se o nome para o projeto: Vida Saudável.

Objetivos

Incentivar uma mudança de comportamento, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente e educativa.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais e professores.

Articulação com o currículo

* Português: Análise de textos que valorizem a vida saudável; Produção textual; Leitura de imagens e adequação de legendas; Características dos textos (veracidade, clareza, isenção, impessoalidade); Trabalho com receitas incluindo alimentos diferenciados (confecção de folder para divulgação de notas/dicas sobre alimentação saudável, banner, livro de receitas);
* Matemática: Estudo de dados estatísticos sobre alimentação saudável, valor nutritivo dos alimentos, etc;
* Ciências: Palestra com nutricionista sobre o valor nutritivo dos alimentos; Pesquisa sobre o valor nutricional dos alimentos usados no cardápio escolar;
* História: As primeiras sociedades (suas descobertas e hábitos alimentares); Contos indígenas (hábitos e costumes, alimentos indígenas); Cultura medieval (alimentos e forma de preparo);
* Geografia: Origem dos alimentos, sazonalidade, nutrientes/vitaminas; Oficina de Culinária na Escola -confecção de receitas nutritivas Merenda Saudável;
* Inglês: Leitura de textos;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Diretor
Deina Farenzena

Turma
6º e 7º Anos

Número de alunos
17

Educadores
Simone Munari Franco\Elaine Pagnossin\Ivan Pinheiro de Oliveira\Claudia Limberger\Artur Giovani da Silva Alves\Denise Matte\Cinara Pires Horvath

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMOBI

Apoiadores
SMED e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Wanda Maria Genro Appel
O consumo excessivo de alimentos industrializados têm trazido efeitos negativos à saúde da população. Tendo em vista essa questão, discutir o tema alimentação saudável nos faz repensar nossos hábitos alimentares e alertar a todos sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada através do consumo de produtos naturais, do reaproveitamento de alimento e elaboração de receitas de alimentos saudáveis.
Simone Munari Franco e Elaine Pagnossin | Professor(a)