Cultivando e semeando valores humanos
Pergunta Exploratória
Que valores devemos preservar num ambiente escolar para termos uma boa convivência social?
Expedição Investigativa
Ao assistir o filme “Um grito por socorro”, surgiu vários comentários e reflexões, surgindo à pergunta: “Que valores devemos preservar num ambiente escolar para termos uma boa convivência social?” Os alunos realizaram trabalho de leitura de textos e histórias sobre o que são valores. Após a expedição, nos reunimos em circulo para conversarmos a respeito do valor que cada um considera primordial nas relações sociais. Pesquisamos o significado da palavra valor.
Objetivos
Resgatar valores como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao meio ambiente e patrimônio público, construindo assim uma melhor qualidade de vida na escola, família e sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais e professores.
Articulação com o currículo
Português/Linguagens:
Produção textual (poesias, relatos pessoais, histórias); Dramatização; Documentários; Doação de alimentos não perecíveis e visita em uma instituição de caridade;
Ciências: Eu, Família e Escola; Hábitos e atitudes; higiene; Meio Ambiente; Colaborador (a) no refeitório;
Colaborador (a) na limpeza e organização da escola entorno;
Matemática: Histórias matemáticas envolvendo as 4 operações; Frações (repartir); Medidas; Gráficos.
História e Geografia: Convivência Social; Ordem Cronológica; Fatos e Acontecimentos; Localização Geográfica; Noções e importância do Lugar;
Ensino Religioso:
Conhecendo valores; Conquistando um afilhado (a).
Educação Física: Brincadeiras envolvendo regras; Plantio de mudas;
Artes: Desenhos; Teatro/paródia; Canto/música; Recorte e colagem; Painel com suas construções; Confecção de Banner;