“GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA”
Pergunta Exploratória
Por que atividades dos meninos são sempre questionadas? Por que as meninas são sempre analisadas? Por que tanta diferença entre o tratamento do sexo masculino e feminino?
Expedição Investigativa
A professora conversou com os alunos sobre o tema e solicitou que os alunos realizassem uma pesquisa sobre a violência de gênero. Na próxima aula foram apresentados os trabalhos, houve debate, maiores esclarecimentos.
Objetivos
Respeitar as características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, diversidade, peso, estatura, doenças sexualmente transmissíveis etc. A valorização da cultura de seu grupo de origem e outros grupos, tendo o cuidado para que não sejam reproduzidos, nas relações com os alunos, padrões estereotipados quanto aos papéis do homem e da mulher nas relações, ambiente escolar x familiar. Objetivando o resultado através da leitura com clareza e amplitude do saber.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos e comunidade.
Articulação com o currículo
Filosofia
Ampliar o olhar sobre a diversidade;
História
Compreender o papel da escola e da família nessa construção de diversidade;
Estudar sobre a relação de gênero, sexualidade, orientação sexual, etnia e relações raciais;
Realizar a sessão pipoca assistindo filmes e vídeos que tratam do tema em questão
Filosofia
Pesquisar sobre violência doméstica
Debater sobre questões de gênero
Sociologia
Distribuição de trabalhos em grupos
Apresentação
Todas as disciplinas
Participar de palestras sobre *Empoderamento feminino
Transtornos da adolescência”,
Agressividade juvenil e bullying;
Lei Nº 11.340, Maria da Penha e a eficácia de sua aplicação na sociedade.
Filosofia História\Sociologia/Criar uma peça teatral Envolvendo todos os alunos