“NO MEU AVESSO EU ME RECONHEÇO”
Pergunta Exploratória
O que temos de positivo em nossa escola e o que podemos melhorar para tornar o ambiente mais acolhedor?
Expedição Investigativa
Os alunos criaram desenhos, paródias, coreografias, poesias nas aulas de Arte. Logo após, houve exposição e apresentação de todos os trabalhos realizados. A professora explanou sobre o conteúdo Estético dos Opostos e foi lançada a enquete para as outras turmas: que temos de positivo em nossa escola e o que podemos melhorar para tornar o ambiente mais acolhedor? As respostas foram compiladas e surgiu o tema PARA ALÉM DO ESPAÇO INTERNO! Onde os segundos anos querem pintar os muros externos da escola. Serão realizados projetos de desenho que contemplem esta relação de oposição, porém de maneira positiva, relação de sentimentos, reações, pretensões e ideias de vida.
Objetivos
Criar através da arte do grafite, maneiras de expressão, onde os opostos de fundam numa linguagem só, apontados para as experiências do adolescente nos diferentes espaços de convivência.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionárias, pais e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Sociologia
Construção do conhecimento – grafitagem x pichação.
Portuguesa
Leitura e construção de textos
Artes Palestra sobre grafitagem como obra de arte
Artes e L. Portuguesa
Aplicação da técnica de grafitagem em cadernos, pastas e camisetas.
História e Sociologia
Equipe diretiva e funcionários
Exposição dos trabalhos para todas as turmas e comunidade escolar
Artes
Pintura do muro com grafitagem.