Classificação: Leitura e Alfabetização
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ligados.com Leitura com diversão!
Pergunta Exploratória

 O que é leitura para você?  O que você gosta de ler?  O que acontece com você quando lê?

Expedição Investigativa

Território: A expedição apreciativa será no Instituto Estadual de Educação 22 de Maio em Palmitinho.  Para instigar a curiosidade e iniciar a proposta do projeto levamos os alunos no Instituto Estadual de Educação 22 de Maio em Palmitinho para assistir a um teatro organizado pelos alunos do Curso do Magistério. Inicialmente marcamos dia e horário com a professora encarregada. Depois agendamos o transporte escolar para nos levar. Depois de realizada a expedição apreciativa foram feitas as boas perguntas:\n\n O QUE É LEITURA PARA VOCÊ?\n O QUE VOCÊ GOSTA DE LER?\n O QUE ACONTECE COM VOCÊ QUANDO LÊ?

Objetivos

Estimular a descoberta da leitura por prazer, estendendo as possibilidades de interação com as diversidades textuais, de gêneros, de culturas, auxiliando no avanço do processo de construção de significados e contribuindo para o início da formação de leitores competentes.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos e pais . Alunas do curso normal do Instituto Estadual de Educação 22 de Maio em Palmitinho.

Articulação com o currículo

-O LEÃO E O RATINHO(Gêneros textuais: conto literário, história em quadrinhos, receita, bilhete, informativo.\n- Letras L e R cursivas.Números: 30 a 50,- antecessor e sucessor,animais carnívoros) -PLOC, PLOC, BOLHINHAS DE SABÃO (Letra B cursiva maiúscula e minúscula.\n Leitura Numerais: 50 a 60,adição e subtração simples,\nConfecção do brinquedo que faz bolhas de sabão. )-ALFABETO DAS BOAS AÇÕES!(- Reflexão sobre a boa ação e comprometimento para realizá-la.)- BAÚ DE MEMÓRIAS(Conhecer alguns aspectos de sua história de vida e de seus colegas. Estabelecer relações entre a sua história de vida e a dos colegas reconhecendo algumas semelhanças e diferenças. Construir, com a ajuda dos familiares, a caixa de suas memórias resgatando momentos significativos desde o tempo em que era bebê até os dias atuais.História matemáticas)-QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?(Numerais\n- Contagem ,reconhecimento das horas e minutos \ndias,meses,anos.Apresentação dos três principais tempos verbais: presente – p)-


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Educação Básica José Zanatta

Turma
2º ano

Número de alunos
19

Educadores
Sandra Regina Chiele Sponchiado

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Professores, alunos e pais

Desenvolver-se num ambiente letrado, onde são cultivadas e exercidas práticas relativas à leitura e á escrita, permite à criança desenvolver conceitos e competências funcionais. Foi pensando desta forma que estamos desenvolvendo o projeto e percebe-se a boa aceitação e participação dos envolvidos neste processo de alfabetização.