Classificação: Leitura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ligados.com – conhecendo histórias...
Pergunta Exploratória

O que as histórias nos contam? Que histórias você ouve, vê e lê? O que você sente ao escutar uma história, elas nos trazem boas lembranças?

Expedição Investigativa

Teatro na Escola Estadual 22 de maio em Palmitinho, com as alunas do Curso de Magistério. \nEtapas e interesses: A ideia de conhecer histórias e a forma de expressá-las esteve presente durante a visita à peça teatral: “O coelho da Páscoa que queria ser Papai Noel”. Conversamos anteriormente sobre como é bom conhecer histórias de lugares e pessoas diferentes, conhecer sua cultura, suas ideias e a maneira como relatam um acontecimento. Então combinamos de observar falas, gestos, cenário e tudo o que nos chamasse atenção. O texto não era conhecido dos alunos, mas tinha personagens conhecidos e isso foi muito bom, pois deixou a peça diferente e divertida. Ao voltar para a sala de aula, fizemos uma “Chuva de ideias” sobre o que eles pensavam quando ouviam a palavra HISTÓRIA.

Objetivos

O objetivo do projeto é ir ao encontro de histórias para aprender, valorizando e incentivando o hábito da leitura e da escrita. Histórias de vida, de livros, inventadas, histórias reais, dramatizadas, resgate e a valorização da história de nossos antepassados.

Comunidade de Aprendizagem

Pais de alunos, proprietário da livraria.

Articulação com o currículo

-Resgatando memórias:(Me conta uma história? Aprender que cada um tem a sua história e que devemos valoriza-la pois por detrás dela existem pessoas iguais a nós)-Compartilhar histórias.( Escrever textos e relato dos mesmos através de outras mídias (vídeo, áudio) -Textos que contam histórias (Construção de uma história em quadrinhos em sala de aula e na aula de informática utilizando o software HQ.)\n-Histórias e números(Português (interpretação de problemas)-Na livraria: Eu quero saber!(Conhecer a história da livraria.)-Conhecendo histórias com as mãos.(Religião (Inclusão, igualdade, diferenças).-Brincar de escritor.( Produção coletiva de um livro de história)


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Educação Básica José Zanatta

Turma
4ºano

Número de alunos
14

Educadores
Silvia Daiana Parussolo Boniati

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Pais de alunos , proprietário da livraria

Queremos com o projeto ir ao encontro de histórias para aprender , valorizando e incentivando o hábito da leitura e escrita