Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDENDO A ENSINAR
Pergunta Exploratória

Como estimular a aprendizagem de sentimentos e comportamentos, de alunos da 2ª série do E.M., para que os mesmos vivam harmoniosamente integrados ao contexto de vida familiar, escolar, profissional e afetivo?

Expedição Investigativa

A ideia de trabalhar com crianças para ensinar noções básicas da língua inglesa surgiu a partir do texto intitulado “Auto estima, autoconfiança e responsabilidade” do autor Hélio José Guilhardi – Texto adaptado) trabalhado em sala de aula em que, na oportunidade, se discutiu a importância da conquista da autonomia (financeira/pessoal), da responsabilidade, da autoconfiança e a necessidade de contribuirmos com a sociedade em que estamos inseridos, participando mais ativamente da vida social. Sendo assim, emergiu a seguinte questão norteadora: Como estimular a aprendizagem de sentimentos e comportamentos, de alunos da 2ª série do E.M., para que os mesmos vivam harmoniosamente integrados ao contexto de vida familiar, escolar, profissional e afetivo? Por meio da reflexão conjunta o grupo concluiu que todos devem ter o compromisso social de contribuir com o que se aprende na escola.

Objetivos

Estimular a responsabilidade, autonomia e a auto-confiança de alunos da 2ª série do Ensino Médio, por meio da prática em sala de aula com crianças entre 7 e 8 anos, trabalhando conceitos básicos da Língua Inglesa.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa
Leitura e discussão do texto “Auto estima, autoconfiança e responsabilidade” do autor Hélio José Guilhardi
Sociologia
Textos e filmes relacionados com o tema proposto.
Língua Inglesa
Trabalhar conceitos básicos da Língua Inglesa com crianças entre 7 e 8 anos,.

Língua Portuguesa e Língua inglesa
Preparar material para trabalhar com os alunos.

Língua Inglesa
Preparar material para trabalhar com os alunos

Língua Inglesa
Deslocar-se até a escola para colocar em prática o trabalho com as crianças.
Língua Portuguesa e Língua inglesa
Apresentação de relato oral e escrito sobre as impressões que surgiram ao realizar este trabalho.

Área das linguagens
Avaliação oral e escrita do trabalho realizado com os alunos do ensino fundamental e avaliação da profissão professor(Autoestima, autoconfiança e responsabilidade).

Língua Portuguesa
Preparar exposição dos trabalhos realizados pelos alunos


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOÃO ISIDORO LORENTZ

Diretor
JANAINA XAVIER DE ALMEIDA

Turma
21

Número de alunos
15

Educadores
DENIZE DA SILVEIRA FOLETTO\nGILSE TERESINHA COSTA GRESSLER

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Formigueiro

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FORMIGUEIRO

Apoiadores
SICREDI\COTRISEL\PREFEITURA MUNICIPAL\SMECDE\ESCOLA MUNICIPAL SANTA ROSA

Assessoria Pedagógica
JOSIMARA DA SILVA PINHEIRO
Queremos enquanto instituição educativa, conscientizar os alunos sobre o poder transformativo da educação e orientá-los para terem sucesso em um mundo diverso e interdependente.