PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
“ “Eu gostei de ir na taipa, eu sempre vou pescar e tomar banho lá no verão”.
Gabriel | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que podemos fazer par preservar o meio ambiente em nosso bairro?
Expedição Investigativa
Visita à propriedade da Sra. Olímpia Deck, onde passa um riacho com uma taipa, sendo que vários moradores do bairro (na maioria crianças e adolesentes) costumam ir tomar banho para diversão. Notou-se um descaso da população com a preservação deste recurso natural. Observou-se que em alguns trechos onde passa o riacho não existe mata ciliar, pois foi desmatada para cultivar uma plantação de soja e o barranco está desmoronando. Foi encontrado lixo acumulado em pontos do riacho e seus arredores.
Objetivos
Despertar a conscientização e hábitos de preservação do meio ambiente, ressaltando a importância de separar o lixo e forma correta de descartá-lo em lugar adequado.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes, professores, família, colaboradores, comunidade, palestrante/gincana (elo verde).
Articulação com o currículo
Português: leitura, produção e interpretação textual, textos informativos, singular e plural, poema, separação e classificação silábica, formação de frases, pontuação, opinião e argumentação, adjetivos, uso do dicionário. Matemática: histórias matemáticas, construção e leitura de gráficos. Ciências: água e doenças, meio ambiente (formas de destruição e preservação), lixo, saúde, higiene, solo, ciclo das plantas e suas necessidades vitais, animais. Ensino religioso: a presença de Deus na natureza. Estudos sociais: índio, bairro (limites, noções geográficas e espaciais). Filosofia: a água em nossa vida, planeta terra, vida/morte, saúde. Artes: cores primárias e secundárias, cores quentes e frias, expressão livre, motricidade fina e ampla, cantos, confecção de maquetes. - observação; - palestra e gincana com o instituto Elo Verde, com participação da comunidade escolar; - atividades de criação com materiais recicláveis;\n- separação do lixo, cultivo de muda de árvore frutífera.