Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As cores da imaginação.
Pergunta Exploratória

O que vimos, ouvimos e sentimos neste espaço? Qual a importância da leitura na vida das pessoas? O que as crianças aprendem por meio dos livros? Como eu me sinto quando estou lendo um livro?

Expedição Investigativa

Escolhemos um espaço próprio para contação de histórias na UAB – Pólo de Apoio Presencial de Seberi. No caminho poderão ser observadas as diferentes formas de leitura e tipos de textos encontrados ( ambiente, natureza, caminho, placas, o que pode ser lido na rua nos lixos, sinais de trânsito, finalizando com um espaço à sombra com tapetes e livros, revistas para um momento de leitura.Combinamos com os alunos que sairíamos da escola para fazermos uma observação com o olhar voltado para a seguinte pergunta: O que vimos, ouvimos e sentimos neste espaço? Com a permissão da direção da escola saímos observando e anotando o que chamasse a atenção. Em sala de aula foi assistido um vídeos que demonstra a importância da leitura e posteriormente foi preenchido o quadro dos índices inicial e formativo com os alunos.

Objetivos

Desenvolver uma prática que motive os alunos à leitura de diferentes tipos de textos promovendo momentos agradáveis para a mesma; incentivar e estimular o prazer e o interesse pela leitura e desenvolvimento das atividades, levando-os a perceberem as possibilidades de aprendizagem que os diferentes textos apresentam a fim do aluno ampliar seus conhecimentos proporcionando uma aprendizagem de qualidade.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, Alunos, professora Luciane, professora Helena, pais, psicóloga, nutricionista, professora Rejane, Secretaria de Educação, profissionais de Educação física e da saúde.

Articulação com o currículo

Mundo encantado dos animais (Ciências \nConhecer diferentes espécies de animais – alimentação, habitat, cuidados, tempo de gestação e de vida, locomoção... Classificação dos animais Português \nProdução textual,Interpretação de textos,Sinônimos e antônimos ,* Matemática:Tabuada, adição e subtração \nFormação das centenas.Formas geométricas- tangran formando animais.Leitura e escrita dos números.\n Ensino Religioso:A importância dos animais)-Expresso sentimentos(Português, Ensino Religioso, matemática, Artes..)-Eu me informo.(Meios de comunicação \nReportagem, Notícias ,Interpretação,Sinônimo / antônimo,Pontuação,Substantivo,Singular e plural\nSeparar as sílabas,Ortografia,Produção textual)-Eu curto ler e escrever como os pais(Produção textual)-Meu corpo meu tesouro(Ciências- partes do corpo, os sentidos, higiene, alimentação saudável... )-O que cabe na mochila?(Português- substantivo e a classificação, diminutivo/ aumentativo e coletivo,Medidas de massa e comprimento,Valores...)


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin

Turma
3º ano

Número de alunos
25

Educadores
Luciane Cristina Albarello Gambin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Direção, Alunos, professora Luciane, professora Helena, pais, psicóloga, nutricionista, professora Rejane, Secretaria de Educação, profissionais de Educação física e da saúde.

Trabalhar com projetos oferece inúmeros benefícios para a comunidade escolar, pois ele vai ser planejado de acordo com as necessidades reais da turma. E este projeto partiu da realidade da turma, foi o que demonstraram durante a expedição apreciativa. Neste sentido podemos perceber maior participação dos alunos na busca do conhecimento daquilo que está sendo estudado.