Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Alimentos da roça usados na Festa Junina.
Pergunta Exploratória

De onde vêm os alimentos que usamos na festa junina?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no II Bimestre do ano letivo de 2017, no Sítio Seis Irmãos, de propriedade da Senhora Francisca Maria Damasceno, na Comunidade da Taboca, Município de Araputanga. A cada novidade durante a expedição investigativa, os alunos observavam atentamente os detalhes e ficavam encantados com as explicações dadas por Dona Francisca sobre os alimentos da roça, que são usados na festa Junina e seus benefícios. Eles questionavam como eram plantados e como eram colhidos esses produtos. Se o plantio do milho, amendoim, gengibre, cravo e canela eram por mudas ou por sementes. Quanto tempo levaria para milho, amendoim, gengibre produzirem e se poderia ser plantada em qualquer tipo de solo. Em sala de aula, os alunos ouviram a história em quadrinho da turma da Mônica “Festa Junina” e a história “Mês de junho tem São João”, de Fábio Sombra & Sergio Penha, Editora: ...

Objetivos

Conhecer os diversos alimentos da roça utilizados na festa Junina.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, comunidade, comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Numa perspectiva interdisciplinar, este projeto envolveu conteúdos de todas as disciplinas curriculares referentes à série:\nLíngua Portuguesa: Gêneros textuais - História em Quadrinhos; Receita; Convite; Ordenação e sequência de ideias; Leitura, Expressão Oral; Verso, Estrofe e Rimas; Interpretação Oral e Escrita; Leitura Informativa; Releitura de Obra de Artes; Letras / Sílabas / Palavras / Símbolos; Formação de Frases; Gênero do Substantivo; Grau do Substantivo; Número do Substantivo; Sentido das Palavras; Sinônimos e Antônimos; Uso do Dicionário. Ortografia de h, ch, n, x; Palavras com R e RR; G ou J.\nMatemática: Formas Geométricas; Sequência de Números; Medida de Tempo; Medida de Comprimento; Sistema Monetário Brasileiro; Resolução de Problemas.\nCiências Humanas e da Natureza: Germinação das Sementes; Solo: a base da vida no campo; Zona Rural; Zona Urbana; A fertilidade do Solo; Observando os Tipos de Solos; Clima; Busca de Informações; Ambiente; Cuidado com as Plantas...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A curiosidade dos alunos surgiu a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática, na qual se trabalhava o gênero textual História em quadrinhos, com o texto “Festa Junina”. Partimos, então, para a expedição investigativa. Retornando à sala de aula, os alunos em assembleia, decidiram pelo tema sobre os alimentos utilizados nas festas juninas.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
2º Ano “A”

Número de alunos
23

Educadores
Maria Cristina Santos de Campos.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Eliene Xavier Lima, Sra. Francisca Maria Damacena, com informações relacionadas ao projeto. Também houve a cooperação das mães.

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Durante a execução do projeto, observamos que a aprendizagem foi muito significativa, pois houve um processo de associação de informações entre todas as áreas do conhecimento. Os alunos apresentaram disposição em executar as atividades que foram planejadas e organizadas de forma não repetitivas, não memorizando mecanicamente, mas sim aprendendo de forma expressiva, com contato direto, por meio de observações e registros dos objetos de estudo. Na expedição investigativa, nas visitas, a cada descoberta culinária, novas ideias iam surgindo, despertando nos alunos um maior interesse pela pesquisa.
Maria Cristina Santos de Campos | Professor(a)