Alimentos da roça usados na Festa Junina.
Pergunta Exploratória
De onde vêm os alimentos que usamos na festa junina?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no II Bimestre do ano letivo de 2017, no Sítio Seis Irmãos, de propriedade da Senhora Francisca Maria Damasceno, na Comunidade da Taboca, Município de Araputanga. A cada novidade durante a expedição investigativa, os alunos observavam atentamente os detalhes e ficavam encantados com as explicações dadas por Dona Francisca sobre os alimentos da roça, que são usados na festa Junina e seus benefícios. Eles questionavam como eram plantados e como eram colhidos esses produtos. Se o plantio do milho, amendoim, gengibre, cravo e canela eram por mudas ou por sementes. Quanto tempo levaria para milho, amendoim, gengibre produzirem e se poderia ser plantada em qualquer tipo de solo. Em sala de aula, os alunos ouviram a história em quadrinho da turma da Mônica “Festa Junina” e a história “Mês de junho tem São João”, de Fábio Sombra & Sergio Penha, Editora: ...
Objetivos
Conhecer os diversos alimentos da roça utilizados na festa Junina.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, comunidade, comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Numa perspectiva interdisciplinar, este projeto envolveu conteúdos de todas as disciplinas curriculares referentes à série:\nLíngua Portuguesa: Gêneros textuais - História em Quadrinhos; Receita; Convite; Ordenação e sequência de ideias; Leitura, Expressão Oral; Verso, Estrofe e Rimas; Interpretação Oral e Escrita; Leitura Informativa; Releitura de Obra de Artes; Letras / Sílabas / Palavras / Símbolos; Formação de Frases; Gênero do Substantivo; Grau do Substantivo; Número do Substantivo; Sentido das Palavras; Sinônimos e Antônimos; Uso do Dicionário. Ortografia de h, ch, n, x; Palavras com R e RR; G ou J.\nMatemática: Formas Geométricas; Sequência de Números; Medida de Tempo; Medida de Comprimento; Sistema Monetário Brasileiro; Resolução de Problemas.\nCiências Humanas e da Natureza: Germinação das Sementes; Solo: a base da vida no campo; Zona Rural; Zona Urbana; A fertilidade do Solo; Observando os Tipos de Solos; Clima; Busca de Informações; Ambiente; Cuidado com as Plantas...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A curiosidade dos alunos surgiu a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática, na qual se trabalhava o gênero textual História em quadrinhos, com o texto “Festa Junina”. Partimos, então, para a expedição investigativa. Retornando à sala de aula, os alunos em assembleia, decidiram pelo tema sobre os alimentos utilizados nas festas juninas.