Ler e gostar? É só começar!
Pergunta Exploratória
1. Você acha importante a leitura? 2. O que a leitura proporciona para as pessoas? 3. Quais as dificuldades encontradas pelas pessoas que não leem?
Expedição Investigativa
Organizamos a sala de uma forma atrativa e acolhedora, propícia à leitura no Centro Cultural, próximo a escola. Espalhamos diversas mesas e demais mobílias com livros para que as crianças pudessem manuseá-los. Colocamos um som ambiente e para completar o cenário, crianças vestidas de personagens da Literatura Infantil. Organizamos a hora do conto com a história “Half, o coelho ladrão de livros” contada pela professora Marta Piaia, a qual fez um excelente trabalho despertando a atenção e interesse dos alunos pela leitura. Após a contação de histórias, os alunos receberam uma sacola com um livro dentro como forma de motivá-los ainda mais a participar ativamente do projeto. A sacola será trazida para a escola todas as segundas, dia de retirar o livro da biblioteca para leitura.
Objetivos
Despertar o hábito e o prazer pela leitura, facilitando o acesso do aluno às diferentes tipologias textuais, ampliando o vocabulário, a fim de aproximá-lo do universo da leitura e da escrita para que o mesmo possa manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, a fim de que se torne um cidadão mais crítico, humano e solidário.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, pais, parceiros (diretora Marta e alguns alunos da EMEI Pedacinho do Céu.
Articulação com o currículo
Música, leitura e teatro: uma prazerosa combinação. (Arte, Língua Portuguesa e Educação Física.)-Ploc, Ploc, Bolhinhas de sabão( Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física e Ensino Religioso.)-\n-Pintando a criatividade( Releitura de obra de arte)\n-Criatividade em ação( Língua Portuguesa, Ensino Religioso)-Bazar Solidário!( Português, Matemática: educação financeira, sistema monetário, Ensino Religioso) -Adote o livro e conte essa história( Língua Portuguesa, Artes)-Visita à Biblioteca do SESC de Frederico Westphalen.(Língua Portuguesa, Artes)\n-O mundo encantado das fábulas( Língua Portuguesa, Artes e Ensino Religioso.) -Coelho carteiro em favor da aprendizagem ( Língua Portuguesa e Ensino Religioso) -Sacola literária(Conhecendo os limites do município Estudos Sociais, Educação Física e Matemática) -De onde vem água que bebemos? ( Ciências)-Meu município tem uma linda história. ( Estudos Sociais: município)Sou um pequeno professor Português (oralidade, conhecimento e dicçã