Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ler e gostar? É só começar!
Pergunta Exploratória

1. Você acha importante a leitura? 2. O que a leitura proporciona para as pessoas? 3. Quais as dificuldades encontradas pelas pessoas que não leem?

Expedição Investigativa

Organizamos a sala de uma forma atrativa e acolhedora, propícia à leitura no Centro Cultural, próximo a escola. Espalhamos diversas mesas e demais mobílias com livros para que as crianças pudessem manuseá-los. Colocamos um som ambiente e para completar o cenário, crianças vestidas de personagens da Literatura Infantil. Organizamos a hora do conto com a história “Half, o coelho ladrão de livros” contada pela professora Marta Piaia, a qual fez um excelente trabalho despertando a atenção e interesse dos alunos pela leitura. Após a contação de histórias, os alunos receberam uma sacola com um livro dentro como forma de motivá-los ainda mais a participar ativamente do projeto. A sacola será trazida para a escola todas as segundas, dia de retirar o livro da biblioteca para leitura.

Objetivos

Despertar o hábito e o prazer pela leitura, facilitando o acesso do aluno às diferentes tipologias textuais, ampliando o vocabulário, a fim de aproximá-lo do universo da leitura e da escrita para que o mesmo possa manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, a fim de que se torne um cidadão mais crítico, humano e solidário.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, pais, parceiros (diretora Marta e alguns alunos da EMEI Pedacinho do Céu.

Articulação com o currículo

Música, leitura e teatro: uma prazerosa combinação. (Arte, Língua Portuguesa e Educação Física.)-Ploc, Ploc, Bolhinhas de sabão( Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física e Ensino Religioso.)-\n-Pintando a criatividade( Releitura de obra de arte)\n-Criatividade em ação( Língua Portuguesa, Ensino Religioso)-Bazar Solidário!( Português, Matemática: educação financeira, sistema monetário, Ensino Religioso) -Adote o livro e conte essa história( Língua Portuguesa, Artes)-Visita à Biblioteca do SESC de Frederico Westphalen.(Língua Portuguesa, Artes)\n-O mundo encantado das fábulas( Língua Portuguesa, Artes e Ensino Religioso.) -Coelho carteiro em favor da aprendizagem ( Língua Portuguesa e Ensino Religioso) -Sacola literária(Conhecendo os limites do município Estudos Sociais, Educação Física e Matemática) -De onde vem água que bebemos? ( Ciências)-Meu município tem uma linda história. ( Estudos Sociais: município)Sou um pequeno professor Português (oralidade, conhecimento e dicçã


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin

Turma
4ºano

Número de alunos
22

Educadores
Diana Chiele dos Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Professores, alunos, pais, parceiros (diretora Marta e alguns alunos da EMEI Pedacinho do Céu

Trabalhar o projeto " Ler e gostar? É só começar!" além de ser de fundamental importância para o ensino aprendizagem do aluno, está sendo prazeroso porque as ações , sejam elas teóricas ou práticas , são interdisciplinares e vem ao encontro das necessidades da turma.