Classificação: Leitura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo, escrevendo e aprendendo!
Pergunta Exploratória

O que você gosta e o que você não gosta de ler? Por que tem que ler e escrever? Que importância a leitura e a escrita têm na sua vida?

Expedição Investigativa

Organizamos a sala de uma forma atrativa e acolhedora, propícia à leitura no Centro Cultural, próximo a escola. Espalhamos diversas mesas e demais mobílias com livros para que as crianças pudessem manuseá-los. Colocamos um som ambiente e para completar o cenário, crianças vestidas de personagens da Literatura Infantil. Organizamos a hora do conto com a história “Procura-se! Ralfy, o coelho ladrão de livros.” Contada e encenada pela professora Marta J.Z. Piaia, a qual faz um excelente trabalho despertando a atenção e interesse dos alunos pela leitura. Após a contação de histórias, os alunos receberam uma sacola com um livro dentro como forma de motivá-los ainda mais a participar ativamente do projeto. A sacola foi entregue pelo coelho Ralfy e deverá ser trazida para a escola semanalmente, no dia de retirar o livro da biblioteca para leitura.

Objetivos

Desenvolver o gosto pela leitura e habilidades de oralidade, criação e imaginação a partir de diferentes cenários e situações, conhecendo e compreendendo diferentes gêneros textuais, motivando-os para a descoberta da importância da leitura e da escrita como fontes de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

Comunidade de Aprendizagem

Marta J.Z.Piaia – professora contadora de histórias\nFernanda Roani – nutricinista (palestra sobre o chocolate)\nFabiane Chielle – psicóloga\nMães e famílias\nSmec – transporte escolar\nSESC , em Frederico Westphalen\nJornal O Alto Uruguai, em Frederico Westphalen\nBreno Antonio Sponchiado – professor, pesquisador e escritor da comunidade\nAquática Barrilense para piquenique da leitura em Frederico Westphalen

Articulação com o currículo

Visita à Biblioteca do SESC e Jornal O Alto Uruguai, em Frederico Westphalen ( Conhecer a variedade de livros disponíveis e diferentes;Conhecer o processo de escolha de notícias e publicação das mesmas; Artes -fotografia e diagramação)-Revista da Escola (Divulgar para as famílias e comunidade escolar algumas ações dos projetos do turno da tarde)-Curtindo o teatro( português- tipos de linguagens, linguagem visual...Artes – teatro...)-Publicização com os pais(Arte: dramatização)-A escola vai ao cinema(.Português- tipos de linguagens, linguagem visual...Artes – cinema..).\nQual é a receita?( alimentos saudáveis-ciências )-Recital de poesias(Poesia, expressão corporal e oralidade) --Quem escreve por aqui(Colonização do estado e cultura gaúcha) -Quanto e o que você lê(entrevista, matemática-gráficos)-Piquenique da leitura( educação física)-A importância da leitura(português -ortografia, artes)Cuidando uns dos outros( valores- Ens. Religioso)


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin

Turma
5º ano

Número de alunos
18

Educadores
Nilson Fabio Volpatto\nMarta Maria Volpatto Bottezini\nRejane Aparecida Gregory

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Marta J.Z.Piaia, Fernanda Roani, Fabiane Chielle, Smec, SESC, Jornal O Alto Uruguai, Breno Antonio Sponchiado professor, Aquática Barrilense

Trabalhar com projetos auxilia e facilita a aprendizagem dos alunos, já que os mesmos se interessam mais pelo conteúdo, participando da expedição apreciativa e das ações realizadas . Os alunos se sentem envolvidos nas atividades planejadas e as fazem com maior motivação.