Lendo, escrevendo e aprendendo!
Pergunta Exploratória
O que você gosta e o que você não gosta de ler? Por que tem que ler e escrever? Que importância a leitura e a escrita têm na sua vida?
Expedição Investigativa
Organizamos a sala de uma forma atrativa e acolhedora, propícia à leitura no Centro Cultural, próximo a escola. Espalhamos diversas mesas e demais mobílias com livros para que as crianças pudessem manuseá-los. Colocamos um som ambiente e para completar o cenário, crianças vestidas de personagens da Literatura Infantil. Organizamos a hora do conto com a história “Procura-se! Ralfy, o coelho ladrão de livros.” Contada e encenada pela professora Marta J.Z. Piaia, a qual faz um excelente trabalho despertando a atenção e interesse dos alunos pela leitura. Após a contação de histórias, os alunos receberam uma sacola com um livro dentro como forma de motivá-los ainda mais a participar ativamente do projeto. A sacola foi entregue pelo coelho Ralfy e deverá ser trazida para a escola semanalmente, no dia de retirar o livro da biblioteca para leitura.
Objetivos
Desenvolver o gosto pela leitura e habilidades de oralidade, criação e imaginação a partir de diferentes cenários e situações, conhecendo e compreendendo diferentes gêneros textuais, motivando-os para a descoberta da importância da leitura e da escrita como fontes de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.
Comunidade de Aprendizagem
Marta J.Z.Piaia – professora contadora de histórias\nFernanda Roani – nutricinista (palestra sobre o chocolate)\nFabiane Chielle – psicóloga\nMães e famílias\nSmec – transporte escolar\nSESC , em Frederico Westphalen\nJornal O Alto Uruguai, em Frederico Westphalen\nBreno Antonio Sponchiado – professor, pesquisador e escritor da comunidade\nAquática Barrilense para piquenique da leitura em Frederico Westphalen
Articulação com o currículo
Visita à Biblioteca do SESC e Jornal O Alto Uruguai, em Frederico Westphalen ( Conhecer a variedade de livros disponíveis e diferentes;Conhecer o processo de escolha de notícias e publicação das mesmas; Artes -fotografia e diagramação)-Revista da Escola (Divulgar para as famílias e comunidade escolar algumas ações dos projetos do turno da tarde)-Curtindo o teatro( português- tipos de linguagens, linguagem visual...Artes – teatro...)-Publicização com os pais(Arte: dramatização)-A escola vai ao cinema(.Português- tipos de linguagens, linguagem visual...Artes – cinema..).\nQual é a receita?( alimentos saudáveis-ciências )-Recital de poesias(Poesia, expressão corporal e oralidade) --Quem escreve por aqui(Colonização do estado e cultura gaúcha) -Quanto e o que você lê(entrevista, matemática-gráficos)-Piquenique da leitura( educação física)-A importância da leitura(português -ortografia, artes)Cuidando uns dos outros( valores- Ens. Religioso)