BRINCADEIRA: PASSAPORTE PARA CONHECER O MUNDO
“ “Achei muito legal andar a cavalo, pátio grande, piquenique, jogar bola, pular corda, pular elástico, brincar com os animais”.
Laura Aparecida da Silva | aluno(a)
“ “As crianças puderam vivenciar algumas brincadeiras e brinquedos do nosso tempo e também perceber as diversas possibilidades de brincar em um campo aberto (interior) e em sua casa (cidade).”
Maiara Menegon Zeni | responsável
Pergunta Exploratória
Quais as brincadeiras que nossos pais brincavam quando crianças?
Expedição Investigativa
Passeio na propriedade da zona rural de um aluno para investigar que tipos de brincadeiras podem ser realizadas neste local e que na zona urbana não é comum.
Objetivos
• Resgatar brinquedos e brincadeiras com a participação das famílias no processo de construção.\n• Resgatar a importância do brincar incentivando as diversas formas, desde brincar com os brinquedos já prontos até a construção de seus próprios brinquedos e brincadeiras visando o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.\n• Proporcionar atividades para que alunos conheçam brincadeiras e brinquedos antigos, a fim de valorizar o passado, aumentar o repertório de brincadeiras, comparar com a atualidade e estimular o prazer e o principio do respeito no ato de brincar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias dos alunos, Prefeitura Municipal, equipe diretiva, apoiadores de toda a comunidade envolvida no processo educativo.
Articulação com o currículo
Uso da linguagem oral para conversar e brincar. Interpretação oral e através de desenhos. Forma, cor, textura, espessura. Apreciação, releitura plástica de obras de arte. Seriação, classificação, comparação. Sequência numérica através de brincadeiras. Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras. Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade.