BRINCAR E APRENDER: RESGATANDO O PASSADO
“ “Eu gosto das atividades e brincadeiras do projeto porque a gente aprende mais e se diverte”.
Luisy Gabrielli Carvalho Brasil | aluno(a)
“ “O projeto União Faz a Vida é de extrema importância para os alunos pois incentiva e auxilia na aquisição de novos saberes ampliando conhecimentos.”
Andreia Barancelli Duarte | responsável
Pergunta Exploratória
Será que no passado haviam todos esses brinquedos que temos agora?
Expedição Investigativa
Brincadeiras no pátio da escola em diferentes espaços explorando brincadeiras antigas e resgatando o passado.
Objetivos
Vivenciar e resgatar brincadeiras que despertem a imaginação, a criatividade, a ludicidade e a socialização.
Comunidade de Aprendizagem
Escola, alunos e famílias.
Articulação com o currículo
Ampliação de vocábulário; Valores; Semelhanças e diferenças; Seriação e classificação; Observação e contato com brinquedos e brincadeiras; Linguagem corporal, musical, plástica; Cores; Recorte, colagem e pintura; Desenvolver atitudes de confiança em suas capacidades motoras; noção de tempo, espaço forma e medida; Fenômenos do meio físico e social. Formas geométricas.\n\nESTRATÉGIAS \nBrincar com diferentes tipos de brinquedos estruturados ou não estruturados. Brincar em diferentes espaços e com diferentes pessoas. Confeccionar brinquedos tanto na sala de aula quanto com a família utilizando materiais alternativos. Resgatar brincadeiras e brinquedos de antigamente.