RELEMBRANDO O PASSADO, BRINCANDO É MAIS DIVERTIDO
Pergunta Exploratória
Brincando eu aprendo?
Expedição Investigativa
Brincadeiras no pátio da escola em diferentes espaços explorando brincadeiras antigas e resgatando o passado.
Objetivos
Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa, resgatando brinquedos e brincadeiras caracteristicas dos pais e avós. Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação e cumprimrnto das regras impostas nas brincadeiras, bem como, o espírito cooperativo; estimular e valorizar a transmissão de valores e cultura da comunidade pela interação pelas gerações mais velhas com as mais novas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, familiares dos alunos e toda comunidade envolvida no processo educativa.
Articulação com o currículo
Ampliação de vocabulário; valores; semelhanças e diferenças; seriação e classificação; observação e contato com brinquedos e brincadeiras; linguagem corporal, musical, plástica; cores; recorte, colagem e pintura; desenvolver atitudes de confiança em suas capacidades motoras; noção de tempo, espaço forma e medida; fenômenos do meio físico e social; formas geométricas.\n\nESTRATÉGIAS \nBrincar com os diferentes tipos de brinquedos estruturados ou não. Brincar em diferentes espaços e com diferentes pessoas. Confeccionar brinquedos tanto na sala de aula quanto com a família utilizando materiais alternativos. Resgatar brincadeiras e brinquedos de antigamente.