RESGATANDO BRINCADEIRAS NA ESCOLA
“ "Foi muito legal os meus colegas terem ido brincar na minha casa, a gente brincou bastante".
Fernando Gustavo Morandini | aluno(a)
“ "É importante resgatar as brincadeiras de antigamente, naquele tempo não havia brinquedos como hoje, as crianças faziam seus próprios brinquedos e usavam a imaginação para criar as brincadeiras."
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória
Quais as brincadeiras que nossos pais brincavam quando crianças?
Expedição Investigativa
Passeio na propriedade da zona rural de um aluno para investigar que tipos de brincadeiras podem ser realizadas neste local e que na zona urbana não é comum.
Objetivos
• Resgatar brinquedos e brincadeiras com a participação das famílias no processo de construção.\n• Resgatar a importância do brincar incentivando as diversas formas, desde brincar com os brinquedos já prontos até a construção de seus próprios brinquedos e brincadeiras visando o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.\n• Proporcionar atividades para que alunos conheçam brincadeiras e brinquedos antigos, a fim de valorizar o passado, aumentar o repertório de brincadeiras, comparar com a atualidade e estimular o prazer e o principio do respeito no ato de brincar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias dos alunos, Prefeitura Municipal, equipe diretiva, apoiadores de toda a comunidade envolvida no processo educativo.
Articulação com o currículo
Uso da linguagem oral para conversar e brincar. Interpretação oral e através de desenhos. Forma, cor, textura, espessura. Apreciação, releitura plástica de obras de arte. Seriação, classificação, comparação. Sequência numérica através de brincadeiras. Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras. Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade.