AUTOESTIMA: COMBUSTÍVEL PARA ENSINAR E APRENDER
“ "A autoestima influencia no meu trabalho. Quando acreditam no meu potencial sinto-me confiante para desempenhar melhor minhas funções. O bom relacionamento, o convívio com as crianças, são motivadores. Sinto-me preocupada, angustiada com as atitudes e o futuro de algumas crianças".
Ana Paula Frandoloso (Funcionária) | responsável
Pergunta Exploratória
Você acredita que a autoestima influencia no seu trabalho?
Expedição Investigativa
Observações das expressões e reações diante de atividades rotineiras, conversas informais, motivação e envolvimento no desempenho do trabalho.
Objetivos
Desenvolver ações que possibilitem o autoconhecimento, a elevação da motivação e autoestima dos docentes e funcionários da escola, proporcionando momentos saudáveis, de entrosamento, um ambiente agradável e motivador, buscando uma melhor integração no ambiente escolar e qualidade no trabalho desenvolvido.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, direção, coordenação pedagógica, funcionários, colaboradores (psicóloga).
Articulação com o currículo
O processo de ensinar e aprender, avaliação, autoavaliação, motivação, motivação como motor para o desenvolvimento pessoal e profissional, diversidade, valores: respeito, união, coletividade, empatia...)\n\nESTRATÉGIAS \n- Questionário;\n- Reflexão motivacional com a psicóloga;\n- Leituras, estudos e reflexões:\nPessoas são dons;\nO lobo que alimentamos;\nDeus escolhe o professor de cada criança.\n- História infantil: Douglas quer um abraço;\n- Dinâmicas; \nDo abraço: “Quanta coisa cabe num abraço”.\nQualidades de cada um;\nDe quem será o presente.\nAbraços de urso.\n- Vídeo para refletir sobre autoconhecimento, potencial, relacionamentos e interações;\n- Música: Trem Bala (Ana Vilela), reflexão;\nDentro de um abraço (Jota Quest)\n- Expor pensamentos, reflexões semanalmente no ambiente escolar.