Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PSICO ARTE: VIVER E CONVIVER COM OS MOVIMENTOS CORPORAIS “Eu gosto muito das aulas da professora Janete, porque são divertidas, tem muitas atividades boas e também a gente recebe massagem da profe e faz nos colegas. Só que a aula passa muito rápido, eu queria que demorasse mais. Amo essa aula”.
Julia Maas | aluno(a)
“Penso que este é um projeto que vem contribuir muito no processo de aprendizagem das crianças, pois quando ocorrem falhas no desenvolvimento motor poderá também ocorrer falhas na aquisição da linguagem verbal e escrita”.
Lizete Maass | responsável
Pergunta Exploratória

Através dos diversos movimentos corporais, podemos aprender?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no âmbito escolar com o grupo teatral Todos Juntos Somos Um Só. No momento demonstraram para a comunidade escolar, a importância de expressar com o próprio corpo, diversas habilidades e sentimentos que podemos ter e passar para as outras pessoas.

Objetivos

Proporcionar ações educativas para estimular as crianças a desenvolver com precisão as atividades de coordenação motora fina e ampla, criatividade e habilidades de concentração e atenção.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto terá o envolvimento dos alunos do 1º e 2º anos da escola, professora, famílias, Equipe Diretiva, comunidade escolar e grupo teatral.

Articulação com o currículo

• Coordenação fina (corpo e movimento);\n• Coordenação viso motora (corpo, olhos e movimento);\n• Noções espaciais, temporais e ritmo;\n• Fazer artístico (artes visuais...);\n• Elementos constituintes da linguagem visual (pontos, linhas, formas, cor, volume...);\n• Expressão corporal (danças, canções rítmicas e dramatizações);\n• Atividades com M.A. diversas;\n• Habilidades de concentração, atenção, memória, postura, ouvir, falar e expressar-se;\n• Atitudes e hábitos de respeito, coletividade, organização e convivência com o outro.\n• Atividades de recorte, colagem, dobradura, pintura (diversas técnicas);\n• Atividades de encaixe, montagem (garrafas pet, parafusos, polcas...);\n• Alinhavos com diferentes materiais (madeira, aglomerado, laminado...);\n• Formas geométricas (tampinhas, borrachinhas de dinheiro...);\n• Uso de botões, tecidos, imãs, bombril, lixas, madeiras...\n• Quebra-cabeça;\n• Palitos com velcro;\n• Uso de pinças, pegadores, caixas, bolas...


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Rocheli da Silva Morais

Turma
1º ano e 2° ano DO ENSINO FUNDAMENTAL : Psicomotricidade e Arte

Número de alunos
44

Educadores
Janete Jurema da Silva\nLeda Hanel\nAndrara H. Carneiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, Smecd e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
Constatada a necessidade e as dificuldades que as crianças apresentam, optou-se por esse projeto para auxiliar os alunos a desenvolverem melhor suas habilidades de coordenação motora. A psicomotricidade permite realizar diversos movimentos coordenados, que tem como maior objetivo a estimulação para realizar as atividades com mais precisão. Também há enfoque em atividades que auxiliam os alunos para aprimorar sua atenção, concentração, memória e autoestima.
Janete Jurema da Silva | Professor(a)