PSICO ARTE: VIVER E CONVIVER COM OS MOVIMENTOS CORPORAIS
“ “Eu gosto muito das aulas da professora Janete, porque são divertidas, tem muitas atividades boas e também a gente recebe massagem da profe e faz nos colegas. Só que a aula passa muito rápido, eu queria que demorasse mais. Amo essa aula”.
Julia Maas | aluno(a)
“ “Penso que este é um projeto que vem contribuir muito no processo de aprendizagem das crianças, pois quando ocorrem falhas no desenvolvimento motor poderá também ocorrer falhas na aquisição da linguagem verbal e escrita”.
Lizete Maass | responsável
Pergunta Exploratória
Através dos diversos movimentos corporais, podemos aprender?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no âmbito escolar com o grupo teatral Todos Juntos Somos Um Só. No momento demonstraram para a comunidade escolar, a importância de expressar com o próprio corpo, diversas habilidades e sentimentos que podemos ter e passar para as outras pessoas.
Objetivos
Proporcionar ações educativas para estimular as crianças a desenvolver com precisão as atividades de coordenação motora fina e ampla, criatividade e habilidades de concentração e atenção.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto terá o envolvimento dos alunos do 1º e 2º anos da escola, professora, famílias, Equipe Diretiva, comunidade escolar e grupo teatral.
Articulação com o currículo
• Coordenação fina (corpo e movimento);\n• Coordenação viso motora (corpo, olhos e movimento);\n• Noções espaciais, temporais e ritmo;\n• Fazer artístico (artes visuais...);\n• Elementos constituintes da linguagem visual (pontos, linhas, formas, cor, volume...);\n• Expressão corporal (danças, canções rítmicas e dramatizações);\n• Atividades com M.A. diversas;\n• Habilidades de concentração, atenção, memória, postura, ouvir, falar e expressar-se;\n• Atitudes e hábitos de respeito, coletividade, organização e convivência com o outro.\n• Atividades de recorte, colagem, dobradura, pintura (diversas técnicas);\n• Atividades de encaixe, montagem (garrafas pet, parafusos, polcas...);\n• Alinhavos com diferentes materiais (madeira, aglomerado, laminado...);\n• Formas geométricas (tampinhas, borrachinhas de dinheiro...);\n• Uso de botões, tecidos, imãs, bombril, lixas, madeiras...\n• Quebra-cabeça;\n• Palitos com velcro;\n• Uso de pinças, pegadores, caixas, bolas...