NINGUÉM É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!
“ “Para mim o respeito com os outros começa na família, precisamos respeitar e obedecer os pais, professores e as pessoas que convivem com nós. Também temos que ajudar aquelas pessoas que tem alguma deficiência, aceitar o outro do jeito que ele é”.
Andressa Carteri | aluno(a)
“ “Eu como pai da Andressa, penso e acredito que é bom as crianças crescerem conscientes que somos uns diferentes dos outros. Esse projeto vai incentivar as crianças a terem outra forma de pensar e conviver com diversos tipos de pessoas, diminuindo assim as brigas e discussões e entender que um é mais gordinho, o outro é mais magrinho, um tem uma cor e outro outra...”
Enio João Carteri | responsável
Pergunta Exploratória
O que é respeito e diversidade para você e como pode ser vivenciado no dia a dia?
Expedição Investigativa
A exepedição investigativa foi realizada no ambiente escolar com todas as turmas da escola. No momento o palestrante Pastor Luciano Prudente e a orientadora espiritual Joelma Kempka falou sobre o tema respeito e convivência com a diversidade e após foi aberto um espaço para questionamento por parte dos alunos.
Objetivos
Reconhecer e valorizar a diversidade, apontando os aspectos positivos proporcionados pelas diferenças, oportunizando a possibilidade de uma mudança de comportamento, melhorando a convivência entre os educandos.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto terá o envolvimento dos alunos da Sala Multifuncional, professora, famílias, alunos da escola, Equipe Diretiva e a comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Partindo da convivência do dia a dia, criar situações, experiências de aprendizagens significativas, prazeirosas com contéudos de análise, reflexão em diversas áreas diciplinares e temas transversais. \nEscrita alfabética, ortográfia, produção textual. Leitura, compreensão e oralidade. \nSituações matemáticas em diferentes contextos e funções. Números do dia a dia, cálculos orais, as quatro operações fundamentais, geometria, sistema monetário, horas, gráficos e tabelas.\nIdentidade, eu, relações, valores diversos (respeito, ajuda, solidariedade...).\nDiversidade (cor, raça, deficiência...).\nDatas comemorativas.\nMúsicas, dramatizações, pinturas, dobraduras, técnicas diversas com (M.A) e personagens do projeto.\nAtitudes e hábitos de convivência, autoestima, autonomia, autoconfiança e autoajuda.