Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

NINGUÉM É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS! “Para mim o respeito com os outros começa na família, precisamos respeitar e obedecer os pais, professores e as pessoas que convivem com nós. Também temos que ajudar aquelas pessoas que tem alguma deficiência, aceitar o outro do jeito que ele é”.
Andressa Carteri | aluno(a)
“Eu como pai da Andressa, penso e acredito que é bom as crianças crescerem conscientes que somos uns diferentes dos outros. Esse projeto vai incentivar as crianças a terem outra forma de pensar e conviver com diversos tipos de pessoas, diminuindo assim as brigas e discussões e entender que um é mais gordinho, o outro é mais magrinho, um tem uma cor e outro outra...”
Enio João Carteri | responsável
Pergunta Exploratória

O que é respeito e diversidade para você e como pode ser vivenciado no dia a dia?

Expedição Investigativa

A exepedição investigativa foi realizada no ambiente escolar com todas as turmas da escola. No momento o palestrante Pastor Luciano Prudente e a orientadora espiritual Joelma Kempka falou sobre o tema respeito e convivência com a diversidade e após foi aberto um espaço para questionamento por parte dos alunos.

Objetivos

Reconhecer e valorizar a diversidade, apontando os aspectos positivos proporcionados pelas diferenças, oportunizando a possibilidade de uma mudança de comportamento, melhorando a convivência entre os educandos.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto terá o envolvimento dos alunos da Sala Multifuncional, professora, famílias, alunos da escola, Equipe Diretiva e a comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Partindo da convivência do dia a dia, criar situações, experiências de aprendizagens significativas, prazeirosas com contéudos de análise, reflexão em diversas áreas diciplinares e temas transversais. \nEscrita alfabética, ortográfia, produção textual. Leitura, compreensão e oralidade. \nSituações matemáticas em diferentes contextos e funções. Números do dia a dia, cálculos orais, as quatro operações fundamentais, geometria, sistema monetário, horas, gráficos e tabelas.\nIdentidade, eu, relações, valores diversos (respeito, ajuda, solidariedade...).\nDiversidade (cor, raça, deficiência...).\nDatas comemorativas.\nMúsicas, dramatizações, pinturas, dobraduras, técnicas diversas com (M.A) e personagens do projeto.\nAtitudes e hábitos de convivência, autoestima, autonomia, autoconfiança e autoajuda.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Rocheli da Silva Morais

Turma
Multifuncional

Número de alunos
4

Educadores
Janete Jurema da Silva\nLeda Hanel Lang\nAndrara H. Carneiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, Smecd e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
O tema respeito à diversidade no contexto escolar e social surgiu da necessidade de compreender, respeitar, aceitar e saber conviver com as diferenças nos diversos ambientes, promovendo a cidadania e ações concretas para a formação de sujeitos conscientes constituída através do diálogo e da participação coletiva.
Janete Jurema da Silva | Professor(a)