Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

TRABALHANDO AS LETRAS DE MANEIRA LÚDICA
Pergunta Exploratória

“Tia que letrinha é essa?”

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no dia 19 de abril de 2017. Os alunos foram até a Escola Municipal Evaristo Costa onde conheceram biblioteca, pois nesse ambiente encontramos muito livros e assim eles puderam ver que as ‘letrinhas e os números’ estão por todos os lugares, principalmente nos escritos. Dentro da biblioteca explorou-se o ambiente explicando que é um local de silêncio, aonde os alunos vão para ler e estudar. Depois assistiram a um pequeno filme e escutaram uma historinha do ovo na qual a responsável pela biblioteca da escola contou, em seguida foi realizada a interpretação oral da mesma para ver o entendimento das crianças.\nAinda na escola foi explorada a área externa (pátio e corredores) no qual no dia da expedição encontrava-se com vários cartazes espalhados pela parede, nos quais tinham várias atividades feitas pelos próprios alunos da instituição escolar.A intenção..

Objetivos

Proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica, favorecendo o desenvolvimento das competências linguísticas: oral e escrita para aprender brincando de forma sistemática as letras do alfabeto, as junções e os números e sua utilização nos registros (nome, idade, datas).

Comunidade de Aprendizagem

Reunião com os pais falando sobre o projeto e a importância da coparticipação de todos no aprendizado dos alunos.\n Durante todo o projeto “trabalhando as letras de maneira lúdica” incentivamos através da sacolinha de leitura as crianças levarem livros de histórias para que fossem lidos com e pelos pais e assim motivar ações na qual a leitura familiar se torna uma prática diária.

Articulação com o currículo

O projeto foi todo desenvolvido de modo interdisciplinar abordando as letras do alfabeto, junções e os números em todas as atividades desenvolvidas, valorizando principalmente o tempo de cada aluno na aprendizagem do conteúdo e a solidariedade entre eles, onde o aluno que aprendeu primeiro sempre auxiliava o colega que estava tendo dificuldade.\nDessa forma é ensinado também que devemos conversar e respeitar o próximo em tudo que formos fazer e que todos são diferentes, cada aluno tem seu tempo de aprender, uns rápido outros mais devagar e essa diversidade deve ser respeitada por todos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Como é uma turma de alunos com faixa etária de 4 e 5 anos, o tema foi decidido pela professora da turma, visto que havia muitos questionamento a respeito do mesmo e também é um conteúdo que seria desenvolvido durante o ano letivo com a turma.

Ficha Técnica
Escola
C.E.I. Morada dos Pequeninos

Diretor
Maria Aparecida Silva Rodrigues

Turma
Pré II

Número de alunos
14

Educadores
Zélia Pereira Reboli

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Alunos, pais, comunidade, comunidade escolar

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Os alunos se desenvolveram muito bem durante o projeto, identificando e reconhecendo a escrita das letras e dos números.
Zélia Pereira Reboli | Professor(a)