TRABALHANDO AS LETRAS DE MANEIRA LÚDICA
Pergunta Exploratória
“Tia que letrinha é essa?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no dia 19 de abril de 2017. Os alunos foram até a Escola Municipal Evaristo Costa onde conheceram biblioteca, pois nesse ambiente encontramos muito livros e assim eles puderam ver que as ‘letrinhas e os números’ estão por todos os lugares, principalmente nos escritos. Dentro da biblioteca explorou-se o ambiente explicando que é um local de silêncio, aonde os alunos vão para ler e estudar. Depois assistiram a um pequeno filme e escutaram uma historinha do ovo na qual a responsável pela biblioteca da escola contou, em seguida foi realizada a interpretação oral da mesma para ver o entendimento das crianças.\nAinda na escola foi explorada a área externa (pátio e corredores) no qual no dia da expedição encontrava-se com vários cartazes espalhados pela parede, nos quais tinham várias atividades feitas pelos próprios alunos da instituição escolar.A intenção..
Objetivos
Proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica, favorecendo o desenvolvimento das competências linguísticas: oral e escrita para aprender brincando de forma sistemática as letras do alfabeto, as junções e os números e sua utilização nos registros (nome, idade, datas).
Comunidade de Aprendizagem
Reunião com os pais falando sobre o projeto e a importância da coparticipação de todos no aprendizado dos alunos.\n Durante todo o projeto “trabalhando as letras de maneira lúdica” incentivamos através da sacolinha de leitura as crianças levarem livros de histórias para que fossem lidos com e pelos pais e assim motivar ações na qual a leitura familiar se torna uma prática diária.
Articulação com o currículo
O projeto foi todo desenvolvido de modo interdisciplinar abordando as letras do alfabeto, junções e os números em todas as atividades desenvolvidas, valorizando principalmente o tempo de cada aluno na aprendizagem do conteúdo e a solidariedade entre eles, onde o aluno que aprendeu primeiro sempre auxiliava o colega que estava tendo dificuldade.\nDessa forma é ensinado também que devemos conversar e respeitar o próximo em tudo que formos fazer e que todos são diferentes, cada aluno tem seu tempo de aprender, uns rápido outros mais devagar e essa diversidade deve ser respeitada por todos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Como é uma turma de alunos com faixa etária de 4 e 5 anos, o tema foi decidido pela professora da turma, visto que havia muitos questionamento a respeito do mesmo e também é um conteúdo que seria desenvolvido durante o ano letivo com a turma.