Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO AS VOGAIS E NÚMEROS DE MANEIRA LÚDICA
Pergunta Exploratória

“Tia que letrinha é essa?”

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no dia 19 de abril de 2017. Os alunos foram até a Escola Municipal Evaristo Costa onde conheceram biblioteca, pois nesse ambiente encontramos muito livros e assim eles puderam ver que as ‘letrinhas e os números’ estão por todos os lugares, principalmente nos escritos. Dentro da biblioteca explorou-se o ambiente explicando que é um local de silêncio,aonde os alunos vão para ler e estudar. Depois assistiram a um pequeno filme e escutaram uma historinha do ovo na qual a responsável pela biblioteca da escola contou, em seguida foi realizada a interpretação oral da mesma para ver o entendimento das crianças.\nAinda na escola foi explorada a área externa (pátio e corredores) no qual no dia da expedição encontrava-se com vários cartazes espalhados pela parede, nos quais tinham várias atividades feitas pelos próprios alunos da instituição escolar....

Objetivos

Proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica, favorecendo o desenvolvimento das competências linguísticas: oral e escrita para aprender brincando de forma sistemática as vogais e os números e sua utilização nos registros (nome, idade, datas).

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, comunidade escolar.

Articulação com o currículo

O projeto foi todo desenvolvido de modo interdisciplinar abordando as vogais e os números em todas as atividades desenvolvidas, valorizando principalmente o tempo de cada aluno na aprendizagem do conteúdo e a solidariedade entre eles, onde o aluno que aprendeu primeiro sempre auxiliava o colega que estava tendo dificuldade.\nDessa forma é ensinado também que devemos conversar e respeitar o próximo em tudo que formos fazer e que todos são diferentes, cada aluno tem seu tempo de aprender, uns rápido outros mais devagar e essa diversidade deve ser respeitada por todos.\nForam utilizadas atividades que os alunos desenvolvessem em duplas e grupos ajudando um ao outros (quebra-cabeça das vogais, jogo da memória, dominó das vogais com ilustrações), e em momentos específicos realizou-se também atividades individuais para avaliar a atenção, desenvolvimento e o aprendizado de cada aluno.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Como é uma turma de alunos com faixa etária de 4 e 5 anos, o tema foi decidido pela professora da turma e diálogo com os alunos, visto que havia muitos questionamento a respeito do mesmo e também é um conteúdo que seria desenvolvido durante o ano letivo com a turma.

Ficha Técnica
Escola
C.E.I. Morada dos Pequeninos

Diretor
Maria Aparecida Silva Rodrigues

Turma
PréI

Número de alunos
18

Educadores
Viviene de Paulo de Melo

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Alunos, pais, comunidade, funcionários da escola

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Durante todo o projeto “conhecendo as vogais e números de maneira lúdica” incentivamos através da sacolinha de leitura as crianças levarem livros de histórias para que fossem lidos com e pelos pais e assim motivar ações na qual a leitura familiar se torna uma prática diária.
Viviene de Paulo de Melo | Professor(a)