Conhecendo os anfíbios e realizando o sonho do Sidny.
Pergunta Exploratória
Como o sapo é por dentro?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu em meados do II bimestre. Os alunos observaram se em suas residências ou quintais das mesmas há existência de alguns anfíbios, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o grupo dos anfíbios, visitaram o Laboratório de Ciências da Escola Estadual João Sato e nele realizaram a dissecação de um sapo, com o intuito de observarem as estruturas externas e internas do animal, garantindo a realização do sonho do Sidny.Antes da dissecação foi feita uma observação externa, em que foi possível observar estruturas importantes, como por exemplo: pálpebras, olhos, pele grossa e enrugada, membranas interdigitais, tímpano, boca, narina e a glândula de veneno acima dos olhos. Após a dissecação, pôde ser observado e extraído os principais órgãos internos do animal, tais como fígado,intestino, esôfago, estômago, coração, bexiga...
Objetivos
Conhecer o grupo dos anfíbios e realizar a dissecação de um sapo, de modo a garantir a realização do sonho do Sidny.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, comunidade escolar. Todas as atividades e ações foram pensadas e elaboradas juntamente com os alunos. O fato dos alunos quererem realizar o sonho do amiguinho tem demonstrado modificação de atitude e isso fez com que desde o início houvesse uma cooperação mútua entre eles, todos agiram em parceria, união, alegria, criatividade e companheirismo, de modo a priorizar uma aprendizagem significativa levando a consolidação do aprendizado.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Ordenação, repetição e sequência de ideias; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Produção de frases; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia: Vogal + n / Vogal + s; Ordem alfabética; Artigo; Grau do substantivo; Singular e plural; Gêneros textuais: Fábula e Música; Produção de texto. Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Medida de massa; Gráfico; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: Problemas ambientais no campo: O desmatamento; Prejuízos do desmatamento; Contaminação da água e do solo; Áreas de preservação; Mudanças climáticas; Poluição; Animais vertebrados; Animais invertebrados; Anfíbios; Grupos dos anfíbios; Características dos anfíbios; Estruturas internas e externas dos anfíbios; Alimentação dos anfíbios; Respiração dos anfíbios; Estrutura óssea dos anfíbios; Etapas do desenvolvimento embrionário de Anfíbios da....
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos discutindo sobre o desequilíbrio ecológico e suas consequências.No momento em que comecei a citar alguns exemplos de consequências, como: Imaginem vocês se as pessoas começam a caçar e matar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos, que são alimento destas cobras. Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos e isso poderá provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. De repente, um aluno levantou a mão para dizer algo, então ele disse que o sonho dele era abrir um sapo e ver como ele era dentro. Os demais alunos aplaudiram a ideia, porque eles também nunca viram as estruturas internas ....