Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

Conhecendo os anfíbios e realizando o sonho do Sidny.
Pergunta Exploratória

Como o sapo é por dentro?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu em meados do II bimestre. Os alunos observaram se em suas residências ou quintais das mesmas há existência de alguns anfíbios, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o grupo dos anfíbios, visitaram o Laboratório de Ciências da Escola Estadual João Sato e nele realizaram a dissecação de um sapo, com o intuito de observarem as estruturas externas e internas do animal, garantindo a realização do sonho do Sidny.Antes da dissecação foi feita uma observação externa, em que foi possível observar estruturas importantes, como por exemplo: pálpebras, olhos, pele grossa e enrugada, membranas interdigitais, tímpano, boca, narina e a glândula de veneno acima dos olhos. Após a dissecação, pôde ser observado e extraído os principais órgãos internos do animal, tais como fígado,intestino, esôfago, estômago, coração, bexiga...

Objetivos

Conhecer o grupo dos anfíbios e realizar a dissecação de um sapo, de modo a garantir a realização do sonho do Sidny.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, comunidade escolar. Todas as atividades e ações foram pensadas e elaboradas juntamente com os alunos. O fato dos alunos quererem realizar o sonho do amiguinho tem demonstrado modificação de atitude e isso fez com que desde o início houvesse uma cooperação mútua entre eles, todos agiram em parceria, união, alegria, criatividade e companheirismo, de modo a priorizar uma aprendizagem significativa levando a consolidação do aprendizado.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Ordenação, repetição e sequência de ideias; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Produção de frases; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia: Vogal + n / Vogal + s; Ordem alfabética; Artigo; Grau do substantivo; Singular e plural; Gêneros textuais: Fábula e Música; Produção de texto. Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Medida de massa; Gráfico; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: Problemas ambientais no campo: O desmatamento; Prejuízos do desmatamento; Contaminação da água e do solo; Áreas de preservação; Mudanças climáticas; Poluição; Animais vertebrados; Animais invertebrados; Anfíbios; Grupos dos anfíbios; Características dos anfíbios; Estruturas internas e externas dos anfíbios; Alimentação dos anfíbios; Respiração dos anfíbios; Estrutura óssea dos anfíbios; Etapas do desenvolvimento embrionário de Anfíbios da....

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos discutindo sobre o desequilíbrio ecológico e suas consequências.No momento em que comecei a citar alguns exemplos de consequências, como: Imaginem vocês se as pessoas começam a caçar e matar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos, que são alimento destas cobras. Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos e isso poderá provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. De repente, um aluno levantou a mão para dizer algo, então ele disse que o sonho dele era abrir um sapo e ver como ele era dentro. Os demais alunos aplaudiram a ideia, porque eles também nunca viram as estruturas internas ....

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
3º Ano

Número de alunos
19

Educadores
Silvana Bento de Melo

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Edmar Francisco de Carvalho Maria Verônica de Oliveira Sr. Francisco Galvão de Lima Sra. Maglane Pereira de Souza Cuim Luan Ricardo dos Santos Pereira Sra. Angelita Xavier Teodoro Carvalho Sr. José Ricardo Ribeiro

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Podemos afirmar que a aula experimental no laboratório de ciências foi uma importante ferramenta metodológica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois acreditamos que através da experimentação, teoria e prática se entrelaçam, possibilitando o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno, fazendo assim, uma grande diferença na aprendizagem.
Silvana Bento de Melo Couto | Professor(a)