PRESENÇA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DO ALUNO/USUÁRIO
“ Eu estou achando fantástico participar das atividades do projeto sobre a família, porque é muito importante os familiares saberem coisas novas e fazer aqui atividades sobre a nossa vida. A família é o porto seguro, nossa vida. É muito bom ter a escola perto da família da gente.
Maikéli Bedin | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como a família pode participar mais ativamente da vida do estudante/usuário?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de um encontro promovido na escola, onde todas as famílias foram convidadas a participar. Através de trabalhos de grupos os pais e responsáveis responderam duas questões:
a) Qual o significado da família para você?
b) Como você pensa que poderia estar mais presente na vida do seu filho/estudante/usuário?
As respostas dos grupos foram discutidas e problematizadas junto aos estudantes.
Objetivos
Promover a participação da família no contexto escolar, possibilitando que a mesma perceba a importância do seu comprometimento.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias dos estudantes/usuários e pessoas da comunidade (colaboradores).
Articulação com o currículo
a) Artes: A família, motricidade e coordenação motora;
b) Língua Portuguesa: Leitura, produção de textos, diferentes gêneros textuais, oralidade, gramática e ortografia;
c) Matemática: Quatro operações, interpretação e produção de problemas matemáticos, sistema de medidas, porcentagem, sistema monetário e frações;
d) História e Geografia: Identidade, família, comunidade, município, estado do RS e Brasil; As profissões e o trabalho;
e) Ciências: Os animais de estimação, alimentação, água, os vegetais (produtos cultivados pela família);
f) Ensino Religioso: A vida e valores de solidariedade e de fraternidade.