Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PRESENÇA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DO ALUNO/USUÁRIO Eu estou achando fantástico participar das atividades do projeto sobre a família, porque é muito importante os familiares saberem coisas novas e fazer aqui atividades sobre a nossa vida. A família é o porto seguro, nossa vida. É muito bom ter a escola perto da família da gente.
Maikéli Bedin | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como a família pode participar mais ativamente da vida do estudante/usuário?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de um encontro promovido na escola, onde todas as famílias foram convidadas a participar. Através de trabalhos de grupos os pais e responsáveis responderam duas questões:
a) Qual o significado da família para você?
b) Como você pensa que poderia estar mais presente na vida do seu filho/estudante/usuário?
As respostas dos grupos foram discutidas e problematizadas junto aos estudantes.

Objetivos

Promover a participação da família no contexto escolar, possibilitando que a mesma perceba a importância do seu comprometimento.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos estudantes/usuários e pessoas da comunidade (colaboradores).

Articulação com o currículo

a) Artes: A família, motricidade e coordenação motora;
b) Língua Portuguesa: Leitura, produção de textos, diferentes gêneros textuais, oralidade, gramática e ortografia;
c) Matemática: Quatro operações, interpretação e produção de problemas matemáticos, sistema de medidas, porcentagem, sistema monetário e frações;
d) História e Geografia: Identidade, família, comunidade, município, estado do RS e Brasil; As profissões e o trabalho;
e) Ciências: Os animais de estimação, alimentação, água, os vegetais (produtos cultivados pela família);
f) Ensino Religioso: A vida e valores de solidariedade e de fraternidade.


Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Especial Talentos Especiais

Diretor
Raquel Lemos Maas

Turma
Ciclo I e II; Grupo de Convivência

Número de alunos
34

Educadores
Adair, Ana Maria, Elisabete, Raquel, Melita, Patrícia, Rosana, Elton e Silvania

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi - Ideau Faculdades
A Equipe começou a perceber a importância da execução de projetos de aprendizagem, pois há um planejamento diante de um tema identificado na realidade da APAE. O projeto tem possibilitado envolvimento, não somente dos professores, mas de todos os técnicos. As percepções e vivências são dialogadas entre os profissionais e os estudantes, contribuindo para a construção de um trabalho integral. Houve mudanças de olhares, onde se percebeu que por de trás do sujeito/deficiência há toda uma história/contexto de vulnerabilidade. Dessa forma, foi reconhecida a importância de repensar estratégias de intervenção com as famílias, levando em consideração as diferentes realidades.
Adair, Ana Maria, Elisabete, Raquel, Melita, Patrícia, Rosana, Elton e Silvania | Professor(a)