Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU, O MUNDO E SUA DIVERSIDADE “É muito legal a diversidade. Tudo igual é muito chato. Adorei olhar e desenhar as diferenças”.
Otavio Bagestan | aluno(a)
“Considero importante trabalhar a diversidade em qualquer dimensão, por que você tem a oportunidade de apresentar e explorar o que é diverso, mostrando às nossas crianças o valor do respeito e a importância que tem valorizar as opiniões, os costumes, as ideias, as crenças. A diversidade trabalhada dentro da escola e em casa da oportunidade de formar cidadãos tolerantes e livres de preconceitos, desta forma teremos uma sociedade mais respeitosa e compreensiva”.
Mariza Bagestan (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Onde podemos ver a Diversidade?

Expedição Investigativa

Passeio Curioso no entorno da escola. Durante o passeio a professora foi levando os alunos a observarem e explorarem os elementos presentes no ambiente e questionando-os sobre o que iam enxergando. Os alunos nomeavam o que observavam e a professora fotografava e anotava os comentários dos alunos. Ao retornar a sala de aula foi realizado o registro individual do observado com desenhos, uma vez que os alunos dessa faixa etária ainda não estão alfabetizados. Em seguida, os alunos socializaram seus registros e foram sendo questionados sobre suas sensações ao explorar e observar o ambiente e o que perceberam durante o passeio

Objetivos

Tornar o trabalho na Educação Infantil mais significativo, buscando a sensibilização sobre seu pertencimento no mundo e a percepção de sua rica diversidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias, palestrantes, colaboradores.

Articulação com o currículo

Comunicação oral, aprimorar e ampliar o vocabulário; Valores e boa convivência em grupo; Oralidade: desejos, necessidades, sensações, sentimentos, opiniões, vivências, perguntas e respostas; Valores e regras de convivência, afetividade, responsabilidade, respeito, organização. Objetos e brinquedos com possibilidades associativas, empilhar, rolar, transvasar, encaixar, medir e comparar; Identificar relações de tempo, espaço, forma, medida e cor. Forma (tipo, tamanho, espessura, textura); Classificação e seriação. Hábitos de preservação da saúde, meio ambiente e com seu corpo; Curiosidade pelo mundo social e natural. Atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras; Interesse e cuidado com o corpo, controlando o próprio movimento; Deslocar-se com destreza progressiva no espaço; Caminhar, rolar, freio inibitório, arremessar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, pendurar-se, arrastar, escalar... Esquema corporal; Coordenação psicomotora. Motricidade fina e ampla.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Alessandra Esberci

Turma
Educação Infantil: Pré Nível B

Número de alunos
18

Educadores
Anete Sberse; Marluse Pelizzaro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smcd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
O projeto visa tornar o trabalho da Educação Infantil ainda mais atraente e significativo, uma vez que se entende essa etapa como fundamental para o desenvolvimento da criança, sua socialização e a percepção da diversidade presente em sua vida. Sentir-se parte de um grupo e entender a diversidade que o cerca, ajuda a construir uma consciência de si, do outro e do mundo, auxiliando não só no processo de aprendizagem, mas também na humanização do ser, na valorização e respeito às diferenças.
Anete Sberse | Professor(a)