EU, O MUNDO E SUA DIVERSIDADE
“ “É muito legal a diversidade. Tudo igual é muito chato. Adorei olhar e desenhar as diferenças”.
Otavio Bagestan | aluno(a)
“ “Considero importante trabalhar a diversidade em qualquer dimensão, por que você tem a oportunidade de apresentar e explorar o que é diverso, mostrando às nossas crianças o valor do respeito e a importância que tem valorizar as opiniões, os costumes, as ideias, as crenças. A diversidade trabalhada dentro da escola e em casa da oportunidade de formar cidadãos tolerantes e livres de preconceitos, desta forma teremos uma sociedade mais respeitosa e compreensiva”.
Mariza Bagestan (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Onde podemos ver a Diversidade?
Expedição Investigativa
Passeio Curioso no entorno da escola. Durante o passeio a professora foi levando os alunos a observarem e explorarem os elementos presentes no ambiente e questionando-os sobre o que iam enxergando. Os alunos nomeavam o que observavam e a professora fotografava e anotava os comentários dos alunos. Ao retornar a sala de aula foi realizado o registro individual do observado com desenhos, uma vez que os alunos dessa faixa etária ainda não estão alfabetizados. Em seguida, os alunos socializaram seus registros e foram sendo questionados sobre suas sensações ao explorar e observar o ambiente e o que perceberam durante o passeio
Objetivos
Tornar o trabalho na Educação Infantil mais significativo, buscando a sensibilização sobre seu pertencimento no mundo e a percepção de sua rica diversidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias, palestrantes, colaboradores.
Articulação com o currículo
Comunicação oral, aprimorar e ampliar o vocabulário; Valores e boa convivência em grupo; Oralidade: desejos, necessidades, sensações, sentimentos, opiniões, vivências, perguntas e respostas; Valores e regras de convivência, afetividade, responsabilidade, respeito, organização. Objetos e brinquedos com possibilidades associativas, empilhar, rolar, transvasar, encaixar, medir e comparar; Identificar relações de tempo, espaço, forma, medida e cor. Forma (tipo, tamanho, espessura, textura); Classificação e seriação. Hábitos de preservação da saúde, meio ambiente e com seu corpo; Curiosidade pelo mundo social e natural. Atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras; Interesse e cuidado com o corpo, controlando o próprio movimento; Deslocar-se com destreza progressiva no espaço; Caminhar, rolar, freio inibitório, arremessar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, pendurar-se, arrastar, escalar... Esquema corporal; Coordenação psicomotora. Motricidade fina e ampla.