Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCAR É COISA SÉRIA "A gente nunca quer parar de brincar porque é legal e somos crianças."
Pietra Urbano de Oliveira | aluno(a)
"O brincar no desenvolvimento da criança é de extrema importância, pois está diretamente envolvido no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.\nNo brincar as crianças expressam seus sentimentos, emoções, angústias, mostram a sua realidade, medos e com isso começam a trabalhar seus conflitos, se comunicar com o mundo e consigo mesmo. Brincar desenvolve a imaginação da criança, a criatividade, começa a desenvolver o processo de aprendizagem, reflexão e construção da sua autonomia."
Liziane Fátima Tretto Reindl | responsável
Pergunta Exploratória

Brincando eu aprendo?

Expedição Investigativa

Durante o mês de março foram realizados passeios curiosos em diferentes ambientes, dentre eles: o campo de futebol do bairro, a caixa de areia e a cama elástica. Durante a expedição nos espaços, a professora foi observando e questionando os alunos sobre o brincar e o que ele pode nos proporcionar. Os alunos brincaram livremente nos ambientes proporcionados, enquanto a professora ia observando e anotando os comentários dos alunos, suas reações, sensações e o que o brincar proporciona a eles.

Objetivos

Educar de forma prazerosa e significativa, através do lúdico, visando o prazer e a alegria de brincar e aprender, brincando e explorando o mundo, proporcionando situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com curiosidade, sentindo-se integrante do meio em que está inserida.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos da turma do Pré Nível A, professores da escola e pais.

Articulação com o currículo

Comunicação oral; vocabulário; valores; oralidade; regras de convivência; Empilhar, rolar, transvasar, encaixar, medir, comparar; relações de tempo, espaço, forma, medida, cor; classificação e seriação; Preservação da saúde, meio ambiente e o corpo; mundo social e natural; Imagem do próprio corpo, conhecendo e identificando-o; desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras; desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o corpo; deslocar-se com destreza progressiva no espaço; caminhar, rolar, freio inibitório, arremessar, bater, rebater, receber; noção de esquema corporal; coordenação psicomotora; psicomotricidade; motricidade fina e ampla. \n\nConfecção de brinquedos;\nReleitura da obra de Ivan Cruz;\nPintura na calçada da escola;\nGráfico de brinquedos preferidos;\nVisita e Paralelo com os brinquedos e brincadeiras dos pais/avós e das crianças;\nÁlbum do alfabeto dos brinquedos e brincadeiras.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Alessandra Esberci

Turma
Educação Infantil: PRÉ A

Número de alunos
15

Educadores
Liziane Acorsi Inocente, Patrícia Salah Anversa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smecd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
Brincar é um momento prazeroso e essencial para a criança. Brincando ela constrói relações, se socializa, interage e vivencia situações de colaboração, trabalho em equipe, respeito e criatividade. Ao falar em crianças automaticamente pensa-se em brinquedos, brincadeiras e jogos, que ao brincar cria e recria o mundo que a cerca. Proporcionando que compreenda e interaja consigo, com o outro e com o mundo, contribuindo com a aprendizagem e o crescimento.
Liziane Acorsi Inocente | Professor(a)