BRINCAR É COISA SÉRIA
“ "A gente nunca quer parar de brincar porque é legal e somos crianças."
Pietra Urbano de Oliveira | aluno(a)
“ "O brincar no desenvolvimento da criança é de extrema importância, pois está diretamente envolvido no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.\nNo brincar as crianças expressam seus sentimentos, emoções, angústias, mostram a sua realidade, medos e com isso começam a trabalhar seus conflitos, se comunicar com o mundo e consigo mesmo. Brincar desenvolve a imaginação da criança, a criatividade, começa a desenvolver o processo de aprendizagem, reflexão e construção da sua autonomia."
Liziane Fátima Tretto Reindl | responsável
Pergunta Exploratória
Brincando eu aprendo?
Expedição Investigativa
Durante o mês de março foram realizados passeios curiosos em diferentes ambientes, dentre eles: o campo de futebol do bairro, a caixa de areia e a cama elástica. Durante a expedição nos espaços, a professora foi observando e questionando os alunos sobre o brincar e o que ele pode nos proporcionar. Os alunos brincaram livremente nos ambientes proporcionados, enquanto a professora ia observando e anotando os comentários dos alunos, suas reações, sensações e o que o brincar proporciona a eles.
Objetivos
Educar de forma prazerosa e significativa, através do lúdico, visando o prazer e a alegria de brincar e aprender, brincando e explorando o mundo, proporcionando situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com curiosidade, sentindo-se integrante do meio em que está inserida.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da turma do Pré Nível A, professores da escola e pais.
Articulação com o currículo
Comunicação oral; vocabulário; valores; oralidade; regras de convivência; Empilhar, rolar, transvasar, encaixar, medir, comparar; relações de tempo, espaço, forma, medida, cor; classificação e seriação; Preservação da saúde, meio ambiente e o corpo; mundo social e natural; Imagem do próprio corpo, conhecendo e identificando-o; desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras; desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o corpo; deslocar-se com destreza progressiva no espaço; caminhar, rolar, freio inibitório, arremessar, bater, rebater, receber; noção de esquema corporal; coordenação psicomotora; psicomotricidade; motricidade fina e ampla. \n\nConfecção de brinquedos;\nReleitura da obra de Ivan Cruz;\nPintura na calçada da escola;\nGráfico de brinquedos preferidos;\nVisita e Paralelo com os brinquedos e brincadeiras dos pais/avós e das crianças;\nÁlbum do alfabeto dos brinquedos e brincadeiras.