Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MINHA GRANA ... GASTAR E POUPAR! "Devemos sempre economizar, guardar nossas economias, a mesada que ganhamos dos pais, avós, tios. Devemos pensar antes de querer comprar uma roupa, uma caneta ou uma maquiagem. Será que isto é necessário? Temos prazer em adquirir algo para satisfazer nossos desejos e impulsos. Podemos guardar nossas economias em uma poupança. Toda e qualquer pessoa pode ter acesso e abrir uma poupança. Não importa quanto ganhamos, o importante é poupar e guardar para realizar nossos sonhos e metas."
LAURA MIOTO RECH | aluno(a)
"Achei o projeto maravilhoso. É fundamental que desde cedo os alunos sejam incentivados a entrarem em contato com o mundo financeiro que os cerca, seja fazendo um troco, realizando uma compra, poupança, etc. Se souberem fazer pequenas economias na infância, tornar-se-ão adultos conscientes e responsáveis. Parabéns a turma e a professora por propor este projeto aos nossos filhos".
JULIANA BELADELLI DEBONA | responsável
Pergunta Exploratória

Que história este lugar nos conta?

Expedição Investigativa

Realizada no Mercado Santa Clara e na CRESOL de Estação.

Objetivos

- Desenvolver condições para que as crianças reflitam a respeito de como estão administrando seu dinheiro através do controle dos gastos e a partir da economia gerada, aprender a poupar. \n- Propiciar as crianças que viabilizem o conhecimento de assuntos relacionados aos diferentes aspectos do “mundo financeiro” com os conteúdos curriculares.\n- Criar uma poupança na sala de aula para vivenciar o projeto desenvolvido.

Comunidade de Aprendizagem

Professor, Alunos, Pais, Direção, comunidade e Palestrantes.

Articulação com o currículo

Matemática – Grandezas e Medidas: Sistema Monetário, Medidas de Comprimento, Capacidade e Massa – Números e operações - Desafios Matemáticos - Tabelas e Gráficos - Compra e Venda - Porcentagem - Lucro e Prejuízo - Poupança\nLíngua Portuguesa - Produções de texto, relatórios, leituras de folhetos\nCiências – Valores nutricionais dos alimentos – Alimentos industrializados e naturais - Reciclagem - Validade dos alimentos - Higiene - Consumo consciente\nHistoria – Comércio e Indústria\nGeografia - Localização – Mapeamento - Escala - Cidadania\nArte - Foto e filmagem


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Alessandra Esberci

Turma
5º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
19

Educadores
Adriana Brunetto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smecd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
Sou professora há mais de 30 anos e sempre trabalhei a Matemática relacionando com questões do dia-a-dia dos estudantes. A Educação Financeira traz um novo olhar sobre o consumo irresponsável e nos aponta que a solução é uma revisão básica de rotinas e formas de pensar. Através de um consumo planejado e sustentável, é possível amenizar problemas ambientais, quanto financeiros. As atitudes se revertem em qualidade de vida, deixando o planeta mais equilibrado para as próximas gerações.
ADRIANA BRUNETTO | Professor(a)