ESTAÇÃO: DESCOBRINDO LUGARES, CONHECENDO TALENTOS
“ "Achamos este projeto bem interessante, divertido, informativo e educativo, vamos aprender coisas novas de modo prático e divertido, e podemos conhecer também o trabalho das outras turmas. Pensamos que é bom o incentivo que recebemos para que possamos comprar materiais para a escola sobre o nosso projeto".
Depoimento coletivo da turma | aluno(a)
“ "O projeto é excelente, pois estimula as crianças a buscarem o conhecimento, a apenderem de forma diferente e criativa. As crianças descobrem e desenvolvem outro olhar sobre o mesmo assunto, com mais criticidade e alegria".
Ana Paula Frandoloso | responsável
Pergunta Exploratória
O que eu conheço do meu município? Vamos aprender mais?
Expedição Investigativa
Passeio guiado pelos pontos turísticos do município de Estação: Ferroviária, Ciclovia Jamil Constantino, Igreja Matriz Santa Teresinha, Parque Municipal Florestinha, Capitel Santo Antônio, Comunidade Caixa D’Água.
Objetivos
Conhecer, pesquisar e socializar características locais da cidade, percebendo a diferença da paisagem entre o campo e a cidade, a modificação do meio comparando ambientes naturais e os construídos pelo homem, bem como lugares históricos e fundamentais para o desenvolvimento da cidade, seus limites, principais atividades e pessoas que integram a cidade e que colaboram com a sua arte.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, pessoas da comunidade, Associação Estaçonense de Proteção aos Animais Bicho Feliz.
Articulação com o currículo
Oralidade; leitura e escrita; interpretação; dicionário; produção de texto; pesquisa; análise e síntese de ideias; paragrafação; sequência textual; poema. Educação Fiscal; construção de tabelas e gráficos; histórias matemáticas; raciocínio lógico; adição, subtração, multiplicação e divisão; números romanos, decimais; panfletos; cálculo mental; estimativa; sistema monetário; impostos e taxas. Evolução histórica do município, população (imigrantes); divisão política, geográfica e administrativa; rosa dos ventos; pontos cardeais; análise de mapas; poderes: executivo, legislativo e judiciário; serviços públicos; profissões; recursos naturais, culturais e econômicos: comércio, indústria, agricultura e pecuária; zona rural e urbana; símbolos municipais; impostos e taxas; cidadania; relevo, solo, hidrografia; Meio ambiente/sustentabilidade: lixo, tratamento e destino, veiculação de doenças. Fotografia; maquete; releitura de obras de arte; Valores; Eu: um ser de relações; Cidadania.