Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

SOU CIDADÃO CONHECENDO O BAIRRO DA MINHA ESCOLA "Foi legal a expedição investigativa e nós aprendemos muitas coisas através do passeio, vimos que nossa cidade é bem sinalizada, que tem coleta de lixo. As pessoas foram gentis com a gente e falaram que o melhor que tem nos bairros são as pessoas, tiramos muitas fotos, escrevemos tudo que vimos e entrevistamos as pessoas."
Pedro Henrique Comin | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como exercer minha cidadania no ambiente onde vivo e convivo?

Expedição Investigativa

Nas mediações da escola com a proposta de levar os alunos a observarem o bairro, coletando imagens e dados sobre o mesmo, também entrevistar alguns moradores, destacando assuntos como: tempo de moradia, trânsito, prática de esportes, pontos positivos e negativos do local.

Objetivos

Construir a percepção do modo de vida da comunidade onde a escola está inserida a partir da análise dos elementos geográficos e humanos, despertando a cidadania através do conhecimento do seu território e envolvimento social visando uma análise crítica da realidade.

Comunidade de Aprendizagem

Após a expedição os alunos organizaram os dados coletados, tanto na observação quanto nas entrevistas, montando um mural de fotos, para posteriormente produzirmos um panfleto informativo, destacando fatores de qualidade de vida para a comunidade do bairro.\n(Quem serão os envolvidos? Alunos, professores, família, palestrantes, colaboradores, pessoas do bairro ...)

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Oralidade, levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos, confecção de panfletos informativos.\nMatemática: Elaboração de tabelas e gráfico; situaçãoes problemas.\nGeografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, profissões, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.\nHistória: Verificar as mudanças e ou permanências na paisagem e costumes e hábitos. Distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.\nArte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, contrução de maquetes.\nEducação Física: Levantamento de esportes praticados pela população e a influência dos mesmos na qualidade de vida da população.\nCiências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Alessandra Sberci

Turma
3º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
16

Educadores
Renata Sanches Regauer

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, comunidade, Smecd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
A expedição investigativa foi uma experiência bastante significativa, pois os alunos participaram ativamente de todo o processo, elaborando questões, conversando com a comunidade do bairro e coletando o material que será explorado em aula. Os alunos demonstraram muito entusiasmo, sendo muito positivo para a exploração do assunto em questão.
Renata Sanches Regauer | Professor(a)