Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

QUEM PROCURA, MATEMÁTICA ACHA... “Aprender Matemática é muito legal. Agora vejo a Matemática em todos os lugares!”
Bianca Brum | aluno(a)
“Consideramos de fundamental importância o Projeto “Quem procura, Matemática acha...” para a construção do conhecimento matemático, que está presente em nossa vida desde o nascimento. Sendo assim, trabalhar a matemática na alfabetização é fundamental, buscando sempre estabelecer parcerias, como a do Programa “A União faz a Vida”, para apresentar o universo matemático de forma lúdica e prazerosa”.
Liziane Acorsi Inocente e Rodrigo Inocente (Mãe e pai) | responsável
Pergunta Exploratória

Onde a Matemática está escondida?

Expedição Investigativa

Supermercado Santa Clara, em Estação/RS, com a proposta dos educandos investigarem os diversos espaços do Estabelecimento, na tentativa de descobrir a Matemática nas suas mais diversas formas e expressões.

Objetivos

Investigar o ambiente que nos rodeia, descobrindo onde encontramos a matemática em nosso cotidiano, bem como refletir sobre sua aplicabilidade na vida diária.

Comunidade de Aprendizagem

Durante o desenvolvimento do Projeto, serão realizadas entrevistas com pais/mães dos alunos e funcionários da Escola, acerca da utilização da Matemática nas diversas profissões. Supermercado Santa clara/Estação - RS.

Articulação com o currículo

*Números no contexto Diário; *Meus Números; *Grandezas e Medidas;* Sistema Monetário; *Geometria; *Algoritmos; *Sistema de Numeração Decimal; *Matemática nas Artes; *Matemática e Minha Identificação; *A Matemática nas Profissões; *A Natureza e a Matemática; *Leitura; *Produção de Textos Escritos; *Oralidade; * Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética; *Psicomotricidade; *Ludicidade;\nESTRATÉGIAS \n*Medir e pesar os educandos; *Uso do tangram; *Medir os diversos espaços da Escola; *Realização de visita a uma obra em construção; *Entrevistas; *Releitura de obras de arte; *Observação da natureza; *Produções diversas: escrita, ilustrações, pintura, painéis; *Leitura; *Utilização de livros de literatura infantil, textos informativos; *Pesquisas diversas; *Brincadeiras e jogos diversos;


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Alessandra Esberci

Turma
2º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
16

Educadores
Marcele Anversa Lima

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, Smecd e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
O presente Projeto justifica-se pela necessidade de perceber a Matemática para além dos muros escolares, tentando vislumbrá-la como um componente curricular que perpassa as diversas esferas do cotidiano, sendo essencial para a vida em comunidade.
Marcele Anversa Lima | Professor(a)