Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A ALEGRIA DE BRINCAR E APRENDER “Nossa, quantos brinquedos!!!!! Eu adoro brincar!\n Quero brincar bastante todo dia!”
IGOR KEMPFER SABADINI | aluno(a)
"O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem, facilita a construção da autonomia e da criatividade, o respeito e cooperação. Percebo no Igor, que desde que frequenta a ESCOLA, o estímulo às brincadeiras desenvolveu o sentido de troca, de saber esperar sua vez, de se autoconhecer. Na visita à Fábrica de Brinquedos Carrossel as crianças entusiasmadas viram a fabricação dos brinquedos, desde a matéria bruta, seu preparo, cortes, criação e montagem, até ficar pronto para a venda".
ANELISE KEMPFER SABADINI (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Brincando eu aprendo?

Expedição Investigativa

Visita à fábrica de brinquedos CARROSSEL, localizada em Estação.

Objetivos

Vivenciar brincadeiras que despertem a imaginação, a reflexão, a criatividade e a socialização.

Comunidade de Aprendizagem

Escola, crianças, famílias e comunidade.\nProprietários da fábrica de brinquedos Carrossel.

Articulação com o currículo

- Comunicação oral, aprimorando e ampliando o vocabulário.\n- Valores que possibilitem a boa convivência em grupo.\n- Semelhanças e diferenças entre objetos, classificando-os e seriando-os a partir de critérios.\n- Exploração do ambiente através da observação e do contato com a natureza e objetos diversos.\n- Expressar-se através da linguagem corporal, musical e plástica, exercitando a imaginação criadora.\n- Reconhecer as cores.\n- Produzir e respeitar o processo de criação de trabalhos artísticos através da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção criativa.\n- Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.\n- Familiarizar-se com as noções de tempo e espaço, forma, medida e cor.\n- Observar os fenômenos e fatos do meio físico, histórico e social.\n- Interessar-se e demosntrar curiosidade pelo mundo social e natural.\n- Familiarizar-se com as formas geométricas através da manipulação e observação.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO DA GUARDA

Diretor
Daiane Rigo Turski

Turma
Educação Infantil: Maternal II C

Número de alunos
16

Educadores
Luciane Salete Guerra e Danusa Araldi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smecd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
O PUFV estimula a desenvolver um trabalho mais consciente e voltado para as reais necessidades das crianças, buscando o pleno desenvolvimento infantil. Ao brincar a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisiçao de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento integral. O brincar além de ser um direito de todas as crianças é uma forma de expressão de seus pensamentos e sentimentos.
LUCIANE SALETE GUERRA | Professor(a)