GENTE PEQUENA, GRANDE CIDADÃO!
“ "Foi muito bom visitar o mercado com os colegas, comer a salada de fruta, fazer os desenhos do passeio e brincar com os brinquedos novos".
Gabriel Zorzetto | aluno(a)
“ "O Projeto desperta nas crianças a reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável e o compromisso com a responsabilidade fiscal desde muito cedo".
Josiane Zorzi (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Como aprender desde cedo a lidar com direitos e deveres ?
Expedição Investigativa
Visita ao mercado Santa Clara, onde fez-se compras, explorou-se prateleiras, escolheu-se produtos. Após realizado o pagamento pediu-se a nota fiscal.
Objetivos
Vivenciar práticas que desenvolvam ações de direitos e deveres e o hábito de pedir notas fiscais, de maneira prazerosa e como participante ativo do processo de aprendizagem, enfocando o letramento.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias, direção e coordenação pedagógica, da Escola Municipal de Educação Infantil Anjinho da Guarda. Funcionários de mercado, farmácia, posto de gasolina.
Articulação com o currículo
IDENTIDADE E AUTONOMIA:\n• Eu e o outro;\n• Exploração do espaço;\n• Iniciativa para fazer escolhas;\n• Comunicação e expressão: oral, corporal e escrita. \nARTES VISUAIS:\n• Fazer Artístico;\n• Exploração de diferentes materiais; \nMÚSICA:\n• Expressão oral e corporal;\n• Canto;\n• Linguagem musical;\n• Interpretação e dramatização musical; \nLINGUAGEM:\n• Linguagem oral, escrita e corporal;\n• Comunicação;\n• Gêneros e formas de expressão;\n• Gêneros textuais; \nMOVIMENTO:\n• Expressividade;\n• Coordenação motora ampla e fina.\n\nBrincadeiras de faz de conta;( mercado, farmácia, postos de gasolina) \nContação de histórias utilizando fantoches e recontação das mesmas por parte das crianças; (contar, recontar as histórias na televisão)\nCanções infantis que estimulem o movimento e a manifestação de diferentes gestos;\nObservação, comparação e leitura de rótulo