CANTANDO A GENTE BRINCA, BRINCANDO A GENTE APRENDE
“ "O som é legal, faz barulho. Tem som forte e som fraco. Eu me sinto muito feliz quando escuto música, dá pra dançar".
João Guilherme Strafort | aluno(a)
“ "Acredito que a música exerça grande importância no desenvolvimento cognitivo da criança, auxiliando na aprendizagem de diversas áreas do conhecimento e trazendo ludicidade às atividades realizadas com nossos filhos. E como a música está inserida no cotidiano desde muito cedo torna-se uma ferramenta que auxilia a criança a compreender melhor o mundo, expressar emoções, idéias, movimentar o corpo, enfim. Este projeto está em sintonia com o que desejo que minha filha experiencie na escola".
Simone Toniazzo (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Que sonzinho é esse?
Expedição Investigativa
Observar, através de um passeio por todas as dependências da escola e seus arredores, os diferentes sons que nos rodeiam.
Objetivos
Promover a partir dos diversos sons e das músicas, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da Educação Infantil 3 e 4 anos, professores, família.
Articulação com o currículo
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas uma vez que a musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial. O lúdico funcionará como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.\nOuvir e cantar várias músicas;\nConhecer e memorizar um repertório de músicas Brincadeiras com cantigas de roda;\nMusicalizar histórias com instrumentos musicais;\nMúsica preferida do aluno;\nCaixa surpresa;\nRimas, adivinhas;\nJogo da memória musical;\nBrincadeiras musicais; \nConfecção de instrumentos musicais com reciclagens; \nDança;\nSensações musicais (o que sente ao ouvir a música); \nUsar os instrumentos livremente;\nTrabalhar os sons do corpo;\nTrabalhar o silêncio;\nRitmo: lento e rápido.