Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Resgate do brinquedo e do brincar Eu estou gostando muito do projeto do Programa A União Faz a Vida, que é sobre o resgate de brincadeiras e jogos antigos. A gente está aprendendo brincadeiras dos nossos avós e dos nossos pais. Com essas atividades nos divertimos muito e também aprendemos conteúdos em sala de aula. Gostei muito do dia em que aprendemos a fazer brinquedos com litros descartáveis. Esse projeto está sendo muito interessante e despertando nossa curiosidade por aprender mais sobre os jogos e as brincadeiras do folclore.
Érica Vassoler do 5ºano | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Do que você mais gosta de brincar quando não está na escola?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no pátio da escola: a) Foram fornecidos às crianças brinquedos diversos que pudessem ser criados ou construídos (nada comprado), como panelas, potes, pratos, copos, rodas, canos, sacolas, etc.; b) As crianças foram orientadas a brincar livremente, se agrupando na forma que achassem melhor; c) O tempo do brincar não foi interrompido, sendo que as crianças parassem por conta quando cansadas; d) Registros: fotografias, filmagens e escrita (Você gostou de brincar na escola? Do que você brincou? Por que a brincadeira foi divertida? O que você observou enquanto brincava?).\nAs questões do registro foram respondidas coletivamente com todo o grupo reunido e a professora anotando as respostas dos estudantes.

Objetivos

Resgatar os espaços de brincadeiras coletivas no espaço escolar, possibilitando que as crianças interajam entre si, troquem experiências por meio do brincar, imaginem e criem suas próprias brincadeiras e conheçam jogos e brincadeiras que marcaram a infância de seus pais e avós, tendo em vista a importância desta vivência lúdica no desenvolvimento humano.

Comunidade de Aprendizagem

Pais de estudantes;\nAvós de estudantes;\nPsicóloga do Centro Municipal de Saúde;\nVisitadora do Programa Primeira Infância Melhor - PIM.

Articulação com o currículo

a) Língua Portuguesa - Produção de texto; Ortografia; Oralidade; Vocabulário; Classe gramatical das palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Dígrafos; Verbos; Estrutura do Texto; Leitura; Diferentes gêneros textuais: cantigas, parlendas, adivinhações, versos, rimas...\nb) Matemática - Sistema de numeração decimal; Gráficos; Frações; Porcentagem; Quatro Operações; Sistema Monetário; Ordem crescente e decrescente; Quantidades; Proporção; Sistema de Medidas.\nc) Ciências - O corpo; Órgãos dos Sentidos; Higiene; Saúde; Alimentação; Os animais; As plantas.\nd) Geografia - Escala; Pontos cardeais e colaterais; Planta baixa; Localização.\ne) Artes - Dobradura; As cores; As linhas; Texturas; Composição de cores; Teatro e dramatização; Folclore.\nf) História - A infância nas diferentes gerações; Os brinquedos em cada período; Os brinquedos e a tecnologia; Campo e Cidade; O município, a história, o lazer e comunidades; O Estado do RS.\ng) Educação Física - Esquema Corporal e Lateralidade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon

Diretor
Marilei do Carmo Berton

Turma
Pré-Escolar, 1º, 2º, 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental

Número de alunos
26

Educadores
Arlete Pessotto Vancini, Grazenei Marcante e Judite Berton

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação, Famílias dos Estudantes e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi -Ideau Faculdades
Neste ano letivo, através da assessoria do PUFV, realizamos um projeto de aprendizagem que resgatou a importância do brincar no desenvolvimento das crianças, bem como que investigou as brincadeiras que marcaram a infância dos pais e dos avós dos estudantes. Foi uma experiência pedagógica muito rica, pois o currículo escolar pode ser relacionado às cantigas de roda, confecção de brinquedos, trava-línguas, parlendas e outras atividades lúdicas. O envolvimento da comunidade foi amplo e tornou o projeto de aprendizagem mais significativo.
Arlete, Grazenei e Judite | Professor(a)