O “EU” E OS OUTROS: CONSTRUINDO RELAÇÕES
“ “É muito importante nossas crianças se relacionarem com os outros, saber que viver é conviver, é respeitar a vida e respeitar ao próximo, somos seres incompletos e necessitamos do “outro” para sermos completos.”
Marina Paula Mello (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Quem somos? Como somos? Onde e com quem estamos?
Expedição Investigativa
Visita aos espaços da Escola, conhecendo um local diferente de suas casas, conversando com outras pessoas do ambiente escolar e reconhecendo-se num novo espaço, vivenciando novas relações e assim desenvolvendo conhecimentos.
Objetivos
• Reconhecer-se como um ser único com caracteristicas próprias e perceber que as pessoas têm diferentes características, respeitando-as;\n• Estabelecer e ampliar diversificadas relações, demonstrando reconhecimento, seus sentimentos, necessidades e desejos;\n• Compartilhar brinquedos e objetos com os colegas num mesmo espaço;\n• Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade consigo mesmo e com outras crianças, durante atividades de interação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professora, Monitoras, Famílias, Direção e demais funcionários da Escola.
Articulação com o currículo
• Emoções, necessidades e desejos;\n• Prática e ampliação das possibilidades corporais, resposta a desafios do espaço e durante as brincadeiras;\n• Formas de deslocamento no espaço, movimentos; \n• Cuidado do seu corpo e do seu bem-estar;\n• Gestos, sonoridades e movimentos.\n• Reconhecimento do seu nome e os nomes das pessoas com quem convive;\n• Diálogos, usando movimentos expressivos, balbucios e fala. \n• Apontamento de características de pessoas, objetos e situações;\n• Ações e modificações em objetos ou no ambiente ao explorá-lo; \n• Identificação de algumas partes do seu corpo;\n• Observação e análise de imagens de pessoas e outros;\n• Relações de amizade, cooperação e solidariedade; \n• Diálogo com parceiros coletâneos ou adultos;\n• Exploração de diversos materiais, objetos, brinquedos estruturados e não estruturados;\n• Prática das habilidades comunicativas, ampliando a compreensão das mensagens;\n• Reconhecimento das sensações do seu corpo em momentos de alimentação,