Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Assim eu sou!”
Pergunta Exploratória

Como será que sou?

Expedição Investigativa

Passeio curioso no espaço escolar e pelas redondezas da Escola.

Objetivos

Possibilitar às crianças a oportunidade de construção de sua identidade e autonomia, a partir da sua convivência e relacionamentos com outras pessoas, seja com adultos ou crianças, incentivando o ser, estar, o aprender, e o conviver com os outros.

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto envolverá alunos, professores, monitores, equipe diretiva e famílias.

Articulação com o currículo

* Gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nas diversas brincadeiras corporais e de faz de conta;\n* Formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos;\n* Gestos, sonoridades e movimentos de outras crianças e adultos;\n* Reconhecer seu nome e os nomes das pessoas com quem convive;\n* Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar;\n* Diálogos, usando movimentos expressivos, gestos, balbucios e fala; \n* Apontar aos colegas e adultos alguma característica de pessoas, objetos e situações que tenha chamado sua atenção;\n* Distinguir e identificar algumas partes do seu corpo;\n* Sons produzidos com o próprio corpo e com objetos cotidianos;\n* Gestos, movimentos, sons, palavras de outras crianças e adultos ou de animais e objetos; \n* Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e adultos, constituindo relações de amizade;\n* Habilidades comunicativas, ampliando a compreensão das mensagens dos colegas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Anjinho da Guarda

Diretor
Daiane Rigo Turski, Silvonete F. C. Serafini e Francieli T. Ponzoni

Turma
Educação Infantil: Berçário II A Tarde

Número de alunos
13

Educadores
Francieli T. Ponzoni, Cácia Rigo e Taciana Serro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Smecd.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
A construção da identidade e da autonomia de uma criança, se dá por meio das interações da mesma com o seu meio social, o qual acontece primeiro no seio da família e logo depois, na Escola. A Escola tem um papel de fundamental importância nessa construção, devendo possibilitar situações na qual, a criança passe a se identificar, e identificar o outro.\nDessa maneira, acredita-se que esse projeto abrange com ênfase maior esses aspectos e contrubui para a apliação desse processo de aprendizagem e a formação do indivíduo.
Taciana Serro | Professor(a)