Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “O valor do respeito mútuo” “Gostei muito de ir à formatura de boina da Escola Militar, a gente viu a organização deles, eles marcham todos juntos, são muito respeitosos e se vê que eles se sentem felizes de estudar lá”.
Évelin Loss | aluno(a)
“Meus filhos chegaram em casa muito felizes, foi uma solenidade bem agradável e ele perceberam que nada é impossível quando se quer algo. Perceberam também a educação, respeito e organização dos alunos da Escola Militar, e viram que quando todos colaboram as atividades funcionam melhor”.
Adriana Boeno | responsável
Pergunta Exploratória

Qual é a importância de se respeitar e ser respeitado?

Expedição Investigativa

Visitação no Colégio Militar Tiradentes de Passo Fundo, onde pode-se conhecer outra instituição de ensino e como os educandos se comportam e interagem em âmbito escolar, para retirar exemplos e modelos de outros lugares.

Objetivos

Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convivio numa sociedade democratica e pluralista.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, palestrantes, psicóloga, pais, direção da escola e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação).

Articulação com o currículo

O respeito: vivência n as civilizações, até em intervalos de guerra. Ditadura Militar; -1º e 2º Guerra Mundial; e – Redemocratização. Sustentabilidade (O que é? Para que serve? Como usar?). Construção do Espaço Sagrado. Plantio de mudas ornamentais. Construção do pergolado, fonte, calçada e pintura. Teatro. Produção de panfletos. Pintura dos muros. Textos e interpretação (embelezamento em termos de convivência e atitudes). Vivendo valores na escola. (Composição química dos diferentes tipos de matéria que formam a escola. Poluição do terreno escolar, ciclo do carbono e oxigênio na Escola). (Origem da energia, tipo de gerador que mantém a escola funcionando. Fontes renováveis e não renováveis). Confecção de cartazes sobre o tema. Trabalhar uma música. Cartazes retratando a música. Ideia de função - escrevendo uma sentença que relacione área que será pintada e o preço da tinta. Resultados obtidos pela planilha de acordo com os gastos para embelezamento da escola.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 11 DE ABRIL

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
9º ano Ensino Fundamental

Número de alunos
14

Educadores
Profº Caroline, Profº Maiara, Profº Verena, Profº Marcelo, Profº Marli, Profº Rodrigo, Profº Bernardo e Profº Suzana.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e SMEC

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Sobre a visita em Passo Fundo na Formatura de Boina do Colégio Militar: foi uma atividade bastante importante, por ser uma motivação para a continuidade dos estudos de nossos alunos, pois esta escola é de grande destaque em ambito estadual, com um grande aprofundamento didático para estudantes que desejam alcançar grandes sonhos, mas também de possível acesso até mesmo para pessoas com poucas condições financeiras”.
Simone Scartazzini | Professor(a)