Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Valorização à Vida” “Às vezes as pessoas não valorizam aquela que um dia foi a mais preciosa em sua vida. É preciso relembrar algumas coisas que gostamos, podendo usá-las como ferramentas para ajudar outras pessoas e a nós mesmos durante a vida. Não busque pessoas perfeitas porque não somos, busque apenas pessoas que te valorizem!”.
Welinton H. Tomaz | aluno(a)
“Como mãe eu percebo que o tema “VALORIZAÇÃO DA VIDA” escolhido para o PROJETO A UNIÃO FAZ A VIDA neste ano de 2018 vem oportunizar e permitir que os alunos aprendam a importância e o valor da vida em sua totalidade, tendo presentes os prejuízos causado pelo consumismo de drogas tanto as lícitas quanto as ilícitas. Espero que o trabalho desenvolvido venha sensibilizar os educandos a praticarem atividades construtivas na transformação e criação de um mundo melhor".
Rosane Rech (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Você ama a vida, que valor você dá a ela?

Expedição Investigativa

Passeio com os alunos na cidade a fim de observar a natureza, seres vivos. Acreditamos que a vida é um dom de Deus e que precisa ser valorizada com todas as nossas forças. Portanto observou-se a criação de Deus e o que o ser humano constituiu com sua inteligência. Visitação à Residência da Sra. Maria Cila Deconto – Erebango – RS - entrevista para registro da experiência da vida e observação da construção ao longo da vida de uma paisagem referendando a natureza.

Objetivos

Oportunizar momentos e atividades de reflexão e elaboração de conceitos e opiniões sobre a valorização da vida, os direitos humanos, a participação de cada um de nós na construção de um mundo mais digno e harmonioso, com justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, palestrantes, psicóloga, pais, direção da escola e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação).

Articulação com o currículo

Encenação de paródias. Confecção de jogos (bingo, memória), brinquedos (vai e vem, pé de lata, bilboquê). A Era das Luzes e as novas formas de ver as brincadeiras. Os jogos nas empresas, visto como um passatempo. Os diversos jogos e brincadeiras durante o século XIX. Formas de diversão (jogos) durante o Primeiro e Segundo reinado. Jogos perguntas e respostas. Jogos montar mapas. Jogos quebra-cabeça. Jogos Trunfo Países. Nutrição. Corpo humano (como evitar problemas de saúde durante atividades lúdicas e esportivas). Genética. Gravidez e as práticas esportivas e jogos. Construção do Espaço Sagrado. Plantio de mudas ornamentais. Construção do pergolado, fonte, calçada e pintura. Texto: compreenção e interpretação. Relato de experiências e passeios. Filmes. Jogos e brincadeiras diversos. Vídeos. O jogo como entretenimento e objeto de raciocínio e aprendizagem. Confecção de jogos.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 11 DE ABRIL

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
8º ano Ensino Fundamental

Número de alunos
10

Educadores
Marli Merizana Pokojeski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Atualmente observamos muitos avanços nas diferentes áreas do saber científico e tecnológico, melhorando assim a qualidade de vida. Mas infelizmente paralelo a isso, existe uma crescente onda de violência em nosso dia a dia, substituindo muitos valores como: solidariedade, respeito, tolerância, dignidade. Pretende-se com este projeto resgatar valores valiosos para uma vida digna, com justiça e prosperidade, sem discriminar ou prejudicar as pessoas, animais e todo meio ambiente”.
Marli M. Pokojeski | Professor(a)