EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Valorização à Vida”
“ “Às vezes as pessoas não valorizam aquela que um dia foi a mais preciosa em sua vida. É preciso relembrar algumas coisas que gostamos, podendo usá-las como ferramentas para ajudar outras pessoas e a nós mesmos durante a vida. Não busque pessoas perfeitas porque não somos, busque apenas pessoas que te valorizem!”.
Welinton H. Tomaz | aluno(a)
“ “Como mãe eu percebo que o tema “VALORIZAÇÃO DA VIDA” escolhido para o PROJETO A UNIÃO FAZ A VIDA neste ano de 2018 vem oportunizar e permitir que os alunos aprendam a importância e o valor da vida em sua totalidade, tendo presentes os prejuízos causado pelo consumismo de drogas tanto as lícitas quanto as ilícitas. Espero que o trabalho desenvolvido venha sensibilizar os educandos a praticarem atividades construtivas na transformação e criação de um mundo melhor".
Rosane Rech (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Você ama a vida, que valor você dá a ela?
Expedição Investigativa
Passeio com os alunos na cidade a fim de observar a natureza, seres vivos. Acreditamos que a vida é um dom de Deus e que precisa ser valorizada com todas as nossas forças. Portanto observou-se a criação de Deus e o que o ser humano constituiu com sua inteligência. Visitação à Residência da Sra. Maria Cila Deconto – Erebango – RS - entrevista para registro da experiência da vida e observação da construção ao longo da vida de uma paisagem referendando a natureza.
Objetivos
Oportunizar momentos e atividades de reflexão e elaboração de conceitos e opiniões sobre a valorização da vida, os direitos humanos, a participação de cada um de nós na construção de um mundo mais digno e harmonioso, com justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, palestrantes, psicóloga, pais, direção da escola e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação).
Articulação com o currículo
Encenação de paródias. Confecção de jogos (bingo, memória), brinquedos (vai e vem, pé de lata, bilboquê). A Era das Luzes e as novas formas de ver as brincadeiras. Os jogos nas empresas, visto como um passatempo. Os diversos jogos e brincadeiras durante o século XIX. Formas de diversão (jogos) durante o Primeiro e Segundo reinado. Jogos perguntas e respostas. Jogos montar mapas. Jogos quebra-cabeça. Jogos Trunfo Países. Nutrição. Corpo humano (como evitar problemas de saúde durante atividades lúdicas e esportivas). Genética. Gravidez e as práticas esportivas e jogos. Construção do Espaço Sagrado. Plantio de mudas ornamentais. Construção do pergolado, fonte, calçada e pintura. Texto: compreenção e interpretação. Relato de experiências e passeios. Filmes. Jogos e brincadeiras diversos. Vídeos. O jogo como entretenimento e objeto de raciocínio e aprendizagem. Confecção de jogos.