EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Valorizando minha escola”
“ "O exemplo de nosso monitor Alessandro nos inspira a respeitar os professores, ter interesse em aprender e ser uma pessoa feliz. Esse trabalho sobre os valores humanos será trabalhado no projeto do 7º Ano - União faz a Vida”.
Lauren Belusso dos Santos | aluno(a)
“ "O projeto foi pensado e se desenvolve para ajudar os alunos com seus projetos e trabalhos na escola, na sua vida.”
Ivanete Thomaz | responsável
Pergunta Exploratória
Como sinto-me na Escola?
Expedição Investigativa
Fala do ex-aluno Alessandro Camargo sobre a importância da escola.
Objetivos
Intensificar o trabalho de valores, oportunizando vivenciar reflexões e atitudes que visem o bem estar de todos e assim desenvolver a solidariedade, a sociabilidade, a autonomia, a cooperação e o respeito pelos outros e pelo ambiente escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, palestrantes, psicóloga, pais, direção da escola e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação).
Articulação com o currículo
Sustentabilidade (O que é? Para que serve? Como usar?). A escola na 1º e 2º Guerra Mundial. A educação da Alemanha Nazista. O incentivo da educação na Era Vargas. A educação na Ditadura Militar. A globalizção e o prazer de estudar, as mudanças ocorridas na escola. História das lutas corporais mundiais, nacionais e regionais e suas regras; Jogos x violência; O respeito como balizamento educacional; Jogos e Gincanas cooperadas; Criação do Espaço Sagrado. Teatro. Produção de panfletos. Pintura dos muros. Textos e interpretação (convivência e atitudes). Vivendo valores na escola. Química: Composição química dos diferentes tipos de matéria. Poluição do terreno escolar, ciclo do carbono e oxigênio na Escola. Física: Origem da energia, tipo de gerador que mantém a escola funcionando. Fontes renováveis e não renováveis. Cartazes. Música. Ideia de função – sentença: área pintada e o preço da tinta. Resultados obtidos pela planilha de acordo com os gastos para criação do “Espaço Sagrado”.