Conhecendo um pouco do amendoim.
Pergunta Exploratória
A vagem de amendoim nasce nos galhos como a vagem de feijão?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no I Semestre. Os alunos realizaram pesquisas na internet com o intuito de conhecerem o processo de plantio do amendoim. Fizeram visita in locoem terrenos urbanos onde há plantações de amendoim e no viveiro de plantas (Viveiro Municipal de Araputanga – MT). E, com o objetivo de sentirem o sabor do amendoim, os alunos, acompanhados por adultos, confeccionaram na cozinha da escola uma receita de amendoim caramelizado com chocolate. E nessa experiência eles puderam compreender as etapas de execução da receita.\nA cada visita e pesquisa onde ocorreu a expedição investigativa, vários questionamentos foram feitos pelos alunos, tais como: sobre como era feito o plantio, se era plantado a vagem ou a semente e se o plantio ocorria também por mudas; Se as vagens nasciam nos galhos como o feijão; O tipo de clima e solo apropriado; Como eram aguadas as grandes .....
Objetivos
Conhecer o pé de amendoim e verificar se a vagem de amendoim nasce ou não nos galhos como a vagem de feijão.
Comunidade de Aprendizagem
Cooperação de nós Professoras: Rosana Antônia Moreira e Silvana Bento de Melo Couto na doação de alguns ingredientes para a confecção da receita e na doação de alguns materiais pedagógicos para a realização de algumas atividades.\nb) apoiadores não-financeiros\nParticipação da mãe Maria Verônica de Oliveira no processo de visitação in loco e na confecção da receita. Cooperação do responsável pelo viveiro municipal de Araputanga - MT: Sr. Luciano Silveira Alves com informações relacionadas ao projeto. E houve também a cooperação das funcionárias do apoio administrativo Rozinei Silva de Barros e Lilian Augusta Dutra Cabral na limpeza e organização dos utensílios utilizados e da técnica administrativa Milena Alcântara de Carvalho na confecção da receita.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger todas as disciplinas: Língua Portuguesa: Ordenação, repetição e sequência de ideias; Rimas; Leitura, expressão oral; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Formação de frases; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia: m antes de p e b / Vogal + n / Vogal + m; Número do substantivo; Classificação quanto ao número de Sílabas; Gênero textual: Receita (Amendoim caramelizado).Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Sistema monetário brasileiro; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: Pré – história: As primeiras plantações; Origem do amendoim; Germinação das sementes; Solo: a base da vida no campo; A fertilidade do solo; A preservação do solo fértil. Observando os tipos de solos; Clima; Busca de informações; Cuidado com as plantas; Irrigação; Estações do ano; Reprodução das plantas; Vida vegetal; Variedades de amendoins; Presença do amendoim na culinária; Visita in loco
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita a partir da realização de uma leitura deleite da literatura infantil: Tudo por um pacote de amendoim da editora: Paulinas, cujas autoras são: Gládis Maria Ferrão Barcellos e Carolina Manfro de Oliveira. Ilustração: Girotto e Fernandes. Esta é uma história de repetição que conta como o guloso Juarez desencadeia a maior confusão ao se apoderar do pacote de amendoim do irmão. Após o término da leitura, alguns alunos tiveram a ideia de confeccionarem a receita de amendoim caramelizado como o da história. E de repente, alguns alunos comentaram que não conheciam pé de amendoim. E o mais curioso foi o comentário feito por uma aluna, que ela achava que o pé de amendoim deveria ser como o pé de feijão, com vagens nos galhos. Mediante ao contexto apresentado, tais questionamentos despertou o interesse em realizar esta pesquisa.