Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo um pouco do amendoim.
Pergunta Exploratória

A vagem de amendoim nasce nos galhos como a vagem de feijão?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no I Semestre. Os alunos realizaram pesquisas na internet com o intuito de conhecerem o processo de plantio do amendoim. Fizeram visita in locoem terrenos urbanos onde há plantações de amendoim e no viveiro de plantas (Viveiro Municipal de Araputanga – MT). E, com o objetivo de sentirem o sabor do amendoim, os alunos, acompanhados por adultos, confeccionaram na cozinha da escola uma receita de amendoim caramelizado com chocolate. E nessa experiência eles puderam compreender as etapas de execução da receita.\nA cada visita e pesquisa onde ocorreu a expedição investigativa, vários questionamentos foram feitos pelos alunos, tais como: sobre como era feito o plantio, se era plantado a vagem ou a semente e se o plantio ocorria também por mudas; Se as vagens nasciam nos galhos como o feijão; O tipo de clima e solo apropriado; Como eram aguadas as grandes .....

Objetivos

Conhecer o pé de amendoim e verificar se a vagem de amendoim nasce ou não nos galhos como a vagem de feijão.

Comunidade de Aprendizagem

Cooperação de nós Professoras: Rosana Antônia Moreira e Silvana Bento de Melo Couto na doação de alguns ingredientes para a confecção da receita e na doação de alguns materiais pedagógicos para a realização de algumas atividades.\nb) apoiadores não-financeiros\nParticipação da mãe Maria Verônica de Oliveira no processo de visitação in loco e na confecção da receita. Cooperação do responsável pelo viveiro municipal de Araputanga - MT: Sr. Luciano Silveira Alves com informações relacionadas ao projeto. E houve também a cooperação das funcionárias do apoio administrativo Rozinei Silva de Barros e Lilian Augusta Dutra Cabral na limpeza e organização dos utensílios utilizados e da técnica administrativa Milena Alcântara de Carvalho na confecção da receita.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger todas as disciplinas: Língua Portuguesa: Ordenação, repetição e sequência de ideias; Rimas; Leitura, expressão oral; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Formação de frases; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia: m antes de p e b / Vogal + n / Vogal + m; Número do substantivo; Classificação quanto ao número de Sílabas; Gênero textual: Receita (Amendoim caramelizado).Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Sistema monetário brasileiro; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: Pré – história: As primeiras plantações; Origem do amendoim; Germinação das sementes; Solo: a base da vida no campo; A fertilidade do solo; A preservação do solo fértil. Observando os tipos de solos; Clima; Busca de informações; Cuidado com as plantas; Irrigação; Estações do ano; Reprodução das plantas; Vida vegetal; Variedades de amendoins; Presença do amendoim na culinária; Visita in loco

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita a partir da realização de uma leitura deleite da literatura infantil: Tudo por um pacote de amendoim da editora: Paulinas, cujas autoras são: Gládis Maria Ferrão Barcellos e Carolina Manfro de Oliveira. Ilustração: Girotto e Fernandes. Esta é uma história de repetição que conta como o guloso Juarez desencadeia a maior confusão ao se apoderar do pacote de amendoim do irmão. Após o término da leitura, alguns alunos tiveram a ideia de confeccionarem a receita de amendoim caramelizado como o da história. E de repente, alguns alunos comentaram que não conheciam pé de amendoim. E o mais curioso foi o comentário feito por uma aluna, que ela achava que o pé de amendoim deveria ser como o pé de feijão, com vagens nos galhos. Mediante ao contexto apresentado, tais questionamentos despertou o interesse em realizar esta pesquisa.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
3º Ano

Número de alunos
19

Educadores
Silvana Bento de Melo Couto.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Rosana Antônia Moreira e Silvana Bento de Melo Couto Maria Verônica de Oliveira Sr. Luciano Silveira Alves Rozinei Silva de Barros e Lilian Augusta Dutra Cabral Milena Alcântara de Carvalho

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
No decorrer das expedições investigativas e no desenvolvimento das atividades, observamos no comportamento dos alunos e em seus rostinhos, a alegria em participar de cada momento, de cada atividade realizada, no planejar de cada etapa do projeto, ou seja, desde a sua elaboração até a sua execução.
Silvana Bento de Melo | Professor(a)