Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo um pouco sobre as Aves.
Silvana Bento de Melo Couto | responsável
Pergunta Exploratória

Como é uma ave por dentro?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu em meados do II bimestre com término em meados do III bimestre. Os alunos observaram em suas residências o comportamento de algumas aves criadas em cativeiro por eles. E, ao passearem em sítios, ou até mesmo andarem pelas ruas da cidade, no percurso do caminho de casa à escola e no próprio pátio da escola, observavam atentamente nas árvores junto ao caminho a existência de ninhos de pássaros em seus galhos e perceberam que os mesmos constroem ninhos dos mais variados tipos – pendurados em árvores, construídos com barro em forma de forno, entre outras formas, e usando diversos tipos de materiais, como argila, gravetos, capins, entre outros.\nNo laboratório de informática e também em suas residências, os alunos realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre as Aves, esclarecendo assim algumas curiosidades já descrita..

Objetivos

Oferecer às crianças informações referentes às suas curiosidades sobre as aves. E, também realizar a dissecação de uma ave (galinha).

Comunidade de Aprendizagem

Participação da mãe Maria Verônica de Oliveira no processo de visitação in loco. Cooperação da Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga – Vigilância em Saúde, em nome do Sr. José Ricardo Ribeiro na doação de luvas. E, também houve a cooperação dos motoristas Sander da Silva Lemes e Sandro Junior Marques da Secretaria Municipal de Obras que foram prestativos, sempre dispostos a nos ajudar nos momentos precisos. Houve também a participação do Professor Antonio Miguel Bianco Teles explicando para os alunos a visualização do feto dentro do ovo (incubação) - processo da ovoscopia. E, cooperação da Sra. Zélia Dias da Silva na doação de uma ave (galinha) para a realização da dissecação da mesma, com o intuito de conhecermos as suas estruturas internas e externas.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Ordenação, repetição e sequência de ideias; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa: Ficha técnica, Artigo de revista; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Produção de frases e de textos; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia; Ordem alfabética; Artigo; Grau do substantivo; Singular e plural; Sinais de pontuação; Tipos de frases; Sinônimos e Antônimos; Adjetivo; Gêneros textuais: Poesia, Fábula, Música, Ficha técnica e Adivinhas. Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Medida de massa; Gráfico e Tabela; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: Problemas ambientais no campo: O desmatamento; Prejuízos do desmatamento; Contaminação da água e do solo; Áreas de preservação; Mudanças climáticas; Poluição; A criação de animais; Aves: Características e reprodução das Aves; Habitat das Aves; Aves em extinção; Animais ovíparos; Como realizar a ovoscopia; Valor nutritivo do ovo

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos socializando o projeto relacionado aos Anfíbios. E, como foi realizada a dissecação do animal (sapo) numa aula experimental, logo de imediato alguns alunos sugeriram de abrirmos uma galinha para conhecermos as suas estruturas internas e externas e também de buscarmos informações para conhecermos um pouco sobre as Aves. A sugestão foi aceita por todos os alunos, e desde então iniciamos o presente projeto.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinto

Turma
3º Ano. B.

Número de alunos
19

Educadores
Silvana Bento de Melo Couto.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Ana, Andréia, Antonio, Aparecida, Edmar, Eleuza Ferreira, Elza Dias, Gisele R., Joilson Nunes, João Dias, Juliana Freire, Maria Verônica, Maria Cristina, Marli Marins, Miriam Furtado, Oswaldo, Regiane Carla,

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Observei que o projeto despertou nos alunos o interesse pela investigação, observação e pesquisa, pois no decorrer das aulas, foi possível presenciar momentos em que alguns alunos traziam de casa para a sala de aula algumas informações e curiosidades sobre as Aves.\n A aula experimental foi uma importante ferramenta metodológica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois unindo a teoria e prática, observamos que houve uma contribuição significativa, proporcionando a capacidade de ampliação e compreensão do estudo proposto.
Silvana Bento de Melo Couto | Professor(a)

Repercussão na mídia

...