Conhecendo um pouco sobre as Aves.
“
Silvana Bento de Melo Couto | responsável
Pergunta Exploratória
Como é uma ave por dentro?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu em meados do II bimestre com término em meados do III bimestre. Os alunos observaram em suas residências o comportamento de algumas aves criadas em cativeiro por eles. E, ao passearem em sítios, ou até mesmo andarem pelas ruas da cidade, no percurso do caminho de casa à escola e no próprio pátio da escola, observavam atentamente nas árvores junto ao caminho a existência de ninhos de pássaros em seus galhos e perceberam que os mesmos constroem ninhos dos mais variados tipos – pendurados em árvores, construídos com barro em forma de forno, entre outras formas, e usando diversos tipos de materiais, como argila, gravetos, capins, entre outros.\nNo laboratório de informática e também em suas residências, os alunos realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre as Aves, esclarecendo assim algumas curiosidades já descrita..
Objetivos
Oferecer às crianças informações referentes às suas curiosidades sobre as aves. E, também realizar a dissecação de uma ave (galinha).
Comunidade de Aprendizagem
Participação da mãe Maria Verônica de Oliveira no processo de visitação in loco. Cooperação da Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga – Vigilância em Saúde, em nome do Sr. José Ricardo Ribeiro na doação de luvas. E, também houve a cooperação dos motoristas Sander da Silva Lemes e Sandro Junior Marques da Secretaria Municipal de Obras que foram prestativos, sempre dispostos a nos ajudar nos momentos precisos. Houve também a participação do Professor Antonio Miguel Bianco Teles explicando para os alunos a visualização do feto dentro do ovo (incubação) - processo da ovoscopia. E, cooperação da Sra. Zélia Dias da Silva na doação de uma ave (galinha) para a realização da dissecação da mesma, com o intuito de conhecermos as suas estruturas internas e externas.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Ordenação, repetição e sequência de ideias; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa: Ficha técnica, Artigo de revista; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Produção de frases e de textos; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia; Ordem alfabética; Artigo; Grau do substantivo; Singular e plural; Sinais de pontuação; Tipos de frases; Sinônimos e Antônimos; Adjetivo; Gêneros textuais: Poesia, Fábula, Música, Ficha técnica e Adivinhas. Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Medida de massa; Gráfico e Tabela; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: Problemas ambientais no campo: O desmatamento; Prejuízos do desmatamento; Contaminação da água e do solo; Áreas de preservação; Mudanças climáticas; Poluição; A criação de animais; Aves: Características e reprodução das Aves; Habitat das Aves; Aves em extinção; Animais ovíparos; Como realizar a ovoscopia; Valor nutritivo do ovo
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos socializando o projeto relacionado aos Anfíbios. E, como foi realizada a dissecação do animal (sapo) numa aula experimental, logo de imediato alguns alunos sugeriram de abrirmos uma galinha para conhecermos as suas estruturas internas e externas e também de buscarmos informações para conhecermos um pouco sobre as Aves. A sugestão foi aceita por todos os alunos, e desde então iniciamos o presente projeto.