Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Família na escola “Me senti muito honrada com o convite que recebi da professora Vergínia para participar do projeto “Família na escola”, que está sendo desenvolvido no Pré B da EMEF Espírito Santo, turma de minha neta Alice. Por residir perto da escola, convidei-os para tomar café da manhã em minha casa. Foi muito gratificante receber os coleguinhas e a professora da Alice. Lindo vê-los ao redor da mesa, felizes saboreando os quitutes que preparei com muito carinho. A família tem um papel fundamental na educação das crianças, é o meio onde vivem, aprendem a se relacionar em comunidade, para que quando chegarem no ambiente escolar, consigam se adaptar, respeitar normas e pessoas. A escola também precisa conhecer o ambiente familiar do aluno para melhor entende-lo. Parabenizo este lindo projeto”.
Loreci Bernardini Franceschet - avó da aluna Alice | responsável
Pergunta Exploratória

Que estratégias podemos desenvolver para aproximar cada vez mais a Família e a Escola?

Expedição Investigativa

Buscando aproximar as famílias da escola, o trabalho iniciou com a história “As famílias do mundinho”, e a música “Semente”, Armandinho, trabalhos e painéis com fotos e desenhos. A vovó Angelita do aluno Henzo veio conversar e fazer bolo de chocolate conosco. Veio também o tio e dindo Cristiano da aluna Jiulha que é cantor numa Banda de Pagode, que proporcionou uma manhã de música. A ação foi tão legal que o tio participou de nossa apresentação na Festa da Família. A vovó Loreci, da aluna Alice, nos recebeu com um café da manhã em sua casa, onde assistimos filme e brincamos com os brinquedos da Alice.

Objetivos

- Perceber-se como membro integrante de sua família.
- Conhecer os membros de compõem sua família.
- Perceber as diferentes funções que exercem as famílias.
- Perceber as diferentes de diferentes modelos de famílias.
- Valorizar e respeitar as famílias que estão inseridos.
- Produzir desenhos e pinturas de suas famílias.
- Dramatizar as famílias brincando de casinha.
- Promover atividades que envolvam familiares com a turma e a escola para fortalecer laços.
- Conhecer diferentes modalidades de linguagens
- Canções, músicas, histórias infantis, rodas cantadas, histórias dramatizadas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do Pré B, sua professora e suas famílias.

Articulação com o currículo

• Linguagem oral
• Linguagem escrita
• Linguagem sonora e musical
• Linguagem corporal
• Linguagem plástica
• Grupo social
• Família
• Casa
• Escola
• Espaço
• Tempo

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As decisões e ações foram desenvolvidas e pensadas coletivamente.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo

Diretor
Marelú Colombelli

Turma
Pré B

Número de alunos
18

Educadores
Professora Vergínia Lazzari Dornelles

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
Direção e Supervisão da escola

Assessoria Pedagógica
Andréa Cristina Costa - Costa & Costa Assessoria
“Estou muito feliz com o desenvolvimento do projeto, pois tenho total apoio da escola, das famílias e percebo o desenvolvimento dos alunos. Sinto a alegria e a felicidade das famílias no envolvimento das atividades proporcionadas, através da disponibilidade quando são solicitados a vir na escola e do acompanhamento através das redes sociais, o facebook da escola, curtindo, comentando e esperando que as atividades sejam postadas, curiosos para acompanhar o que está sendo desenvolvido na turma. Esse projeto está fortalecendo um grande vínculo da família com a escola. Me sinto gratificada por estar vivenciando esses momentos maravilhosos e significativos com esta turma”.
Vergínia Lazzari Dornelles | Professor(a)