Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vivenciando valores através de jogos, brinquedos e brincadeiras Eu me senti muito valorizada por poder participar do projeto do PUFV, junto com os alunos e as professoras da escola. As crianças foram bem atenciosas e valorizaram os brinquedos antigos que levei para fazer com elas. Queriam brincar e gostaram muito!\nMe lembrei da minha infância, quando a gente dava muito valor para as coisas mais simples da vida. As crianças de hoje tem muitos brinquedos, mas não sabem mais brincar e ficam muito tempo vendo televisão e no celular. Por isso, eu acho muito importante a escola resgatar jogos e brincadeiras antigas, aproveitando sucatas e coisas que iriam ser jogadas fora.
Neila Gatto, avó da aluna Helóisa Gatto Oro. | responsável
Pergunta Exploratória

Do que você mais gosta de brincar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através da escolha de um vídeo sobre jogos e brincadeiras folclóricos, que foi exibido para os estudantes. Depois de terem assistido ao vídeo os estudantes discutiram com as professoras quais as brincadeiras e jogos que mais são comuns em seu dia a dia. Cada criança elaborou registro sobre suas brincadeiras favoritas. Os pais foram envolvidos por meio de questionário, onde responderam a seguinte pergunta: Quando vocês (pais) eram crianças quais eram suas brincadeiras favoritas? As respostas dos pais e das crianças foram organizadas em gráficos de cor/quantidade. Por meio da análise dos gráficos os estudantes indicaram quais brincadeiras, brinquedos e jogos que gostariam de saber mais

Objetivos

Identificar as brincadeiras, os brinquedos e os jogos que fizeram parte da infância dos pais dos estudantes, reconhecendo quais valores estavam presentes no modo de brincar das crianças do passado e estabelecendo um paralelo comparativo com a maneira como as crianças brincam na atualidade e os valores que estão incorporando, possibilitando resgatar algumas práticas infantis e alguns valores que vêm se perdendo entre as atuais gerações.

Comunidade de Aprendizagem

Pais e avós dos estudantes e funcionários da escola

Articulação com o currículo

- Linguagem: Oralidade; Ampliação do vocabulário; Ritmo e músicas; Sistema de escrita: relação textual e associação som x letra inicial; Linhas; Expressão oral e corporal; Cores.\n - Ciências Naturais: O corpo; Órgãos dos sentidos; Higiene; Saúde; Meio Ambiente;\n - Aspectos do Desenvolvimento Motor: Coordenação motora; Lateralidade; Noção de espaço (maior e menor/ na frente e atrás/dentro e fora); Direção e freio inibitório;\n- Aspectos do Desenvolvimento Social e Afetivo: Valores cooperativos; Regras de grupo; O Eu e o Outro; Convivência; Diversidade; Tolerância; Socialização;\n- Raciocínio Lógico: Numerais 0 a 10 (crescente e decrescente); Noção de tempo (mais tempo e menos tempo); Formas geométricas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho

Diretor
Fabiane Rita Gatto Oro

Turma
Pré I e Pré II

Número de alunos
52

Educadores
Geni Vancini, Rozinei Marcante Carollo, Rubia Cole VOn Muhlen e Simone Cechetti

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi
O projeto do PUFV está contribuindo muito, pois percebemos que as crianças, ao desenvolverem as atividades, demonstram bastante interesse, entusiasmo, dedicação e empolgação. Os estudantes gostaram da presença dos avós na escola, assim como dos brinquedos confeccionados por eles. A confecção de brinquedos chamou a atenção de todos e abriu espaços para a participação e para os questionamentos. Percebemos que as crianças gostam também das brincadeiras mais atuais, mas preferem as mais antigas, porque envolvem criatividade, coletividade e simplicidade.
Geni, Rozinei, Rubia e Simone | Professor(a)