Vivenciando valores através de jogos, brinquedos e brincadeiras
“ Eu me senti muito valorizada por poder participar do projeto do PUFV, junto com os alunos e as professoras da escola. As crianças foram bem atenciosas e valorizaram os brinquedos antigos que levei para fazer com elas. Queriam brincar e gostaram muito!\nMe lembrei da minha infância, quando a gente dava muito valor para as coisas mais simples da vida. As crianças de hoje tem muitos brinquedos, mas não sabem mais brincar e ficam muito tempo vendo televisão e no celular. Por isso, eu acho muito importante a escola resgatar jogos e brincadeiras antigas, aproveitando sucatas e coisas que iriam ser jogadas fora.
Neila Gatto, avó da aluna Helóisa Gatto Oro. | responsável
Pergunta Exploratória
Do que você mais gosta de brincar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através da escolha de um vídeo sobre jogos e brincadeiras folclóricos, que foi exibido para os estudantes. Depois de terem assistido ao vídeo os estudantes discutiram com as professoras quais as brincadeiras e jogos que mais são comuns em seu dia a dia. Cada criança elaborou registro sobre suas brincadeiras favoritas. Os pais foram envolvidos por meio de questionário, onde responderam a seguinte pergunta: Quando vocês (pais) eram crianças quais eram suas brincadeiras favoritas? As respostas dos pais e das crianças foram organizadas em gráficos de cor/quantidade. Por meio da análise dos gráficos os estudantes indicaram quais brincadeiras, brinquedos e jogos que gostariam de saber mais
Objetivos
Identificar as brincadeiras, os brinquedos e os jogos que fizeram parte da infância dos pais dos estudantes, reconhecendo quais valores estavam presentes no modo de brincar das crianças do passado e estabelecendo um paralelo comparativo com a maneira como as crianças brincam na atualidade e os valores que estão incorporando, possibilitando resgatar algumas práticas infantis e alguns valores que vêm se perdendo entre as atuais gerações.
Comunidade de Aprendizagem
Pais e avós dos estudantes e funcionários da escola
Articulação com o currículo
- Linguagem: Oralidade; Ampliação do vocabulário; Ritmo e músicas; Sistema de escrita: relação textual e associação som x letra inicial; Linhas; Expressão oral e corporal; Cores.\n - Ciências Naturais: O corpo; Órgãos dos sentidos; Higiene; Saúde; Meio Ambiente;\n - Aspectos do Desenvolvimento Motor: Coordenação motora; Lateralidade; Noção de espaço (maior e menor/ na frente e atrás/dentro e fora); Direção e freio inibitório;\n- Aspectos do Desenvolvimento Social e Afetivo: Valores cooperativos; Regras de grupo; O Eu e o Outro; Convivência; Diversidade; Tolerância; Socialização;\n- Raciocínio Lógico: Numerais 0 a 10 (crescente e decrescente); Noção de tempo (mais tempo e menos tempo); Formas geométricas.