Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cara e cor do Brasil
Pergunta Exploratória

Como você vê o Brasil hoje? Que Brasil você deseja?

Expedição Investigativa

Território: Dentro e fora dos limites do município.Os alunos, divididos em grupos, irão abordar e entrevistar pessoas de diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos ) fazendo as questões inseridas na boa pergunta. Após, em sala de aula será feita a sistematização e as respostas serão expostas em painéis.

Objetivos

Possibilitar aos nossos alunos um conhecimento significativo no que diz respeito às diversidades culturais, sociais e ambientais do nosso país, bem como sensibilizá-los para os problemas atualmente enfrentados e de forma crítica, participativa e responsável despertá-los para novas atitudes a fim de exercer seu papel de bom cidadão.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, pais, Alunos do 7º anos, comerciantes, funcionários públicos, comunidade em geral do município, grupo da terceira Idade, alunos da Escola Afonso Balestrin e da Escola José Zanatta, SMEC.

Articulação com o currículo

BRASIL E SUAS DIVERSIDADES!( História e Geografia:\nAmérica e Europa: encontro e desencontros.A colonização portuguesa na América.)- AS REGIÕES DO BRASIL.( Identificar as regiões brasileiras. Geografia.)\n- HASHTAG: EDUCAÇÃO FINANCEIRA (Estimular nos educandos o significado e a importância dos tributos para o bem estar geral da sociedade.Possibilitar que o estudo sobre os tributos que leve a conscientização e a mudança de comportamento social, através da prática da vivência cidadã.: Operações, porcentagem e regra de três.)QUE BRASIL VOCÊ QUER PARA O FUTURO? Responsabilidade, organização, dicção, postura, conhecimento. HINO NACIONAL – NOSSO SÍMBOLO Conhecer o significado da letra do Hino Nacional Brasileiro. )PESQUISA CULTURAL ( -Descobrir os diferentes espaços e suas localizações geográficas;\n-Conhecer os nomes dos estados e das suas capitais) • Artes: Leitura e análise de obras) CARA DO BRASIL: (Observar como o aluno percebe o país onde mora.Viagem às Cataratas de Foz do Iguaçu.)


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin

Turma
7º ano

Número de alunos
37

Educadores
Airton Inacio Jung,Sandra regina Chiele Sponchiado, Rute Zooche, Luci Gambin Ribolli, Gilgia Perini Gambin , Diana Chiele dos Santos, Deise Baldin Cardozo.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Professores, pais, Alunos do 7º anos, comerciantes, funcionários públicos, comunidade em geral do município, grupo da terceira Idade, alunos da Escola Afonso Balestrin e da Escola José Zanatta, SMEC.

É de grande importância analisar criticamente a realidade social do Brasil nos níveis locais, regional e nacional como forma de posicionamento em relação ao seu meio. É necessário proporcionar diferentes estratégias para que o aluno tenha oportunidade e capacidade de inferir sobre assuntos relacionados ao nosso país.Trabalhar com projetos possibilita a construção do conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa,trabalha assuntos da sua realidade, tornando-o mais participativo.