Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância da leitura e da interpretação no cotidiano das pessoas Eu achei bem importante e bem legal o caça ao tesouro. Me fez perceber como a leitura, a interpretação, a cooperação e a atenção fazem a diferença na vida de uma pessoa.
Ana Luiza Vancini | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como a leitura e a interpretação podem melhorar a vida das pessoas?

Expedição Investigativa

Foi organizada uma atividade, no pátio da escola, denominada Caça ao Tesouro, onde as orientações foram passadas aos estudantes por escrito. Os mesmos deveriam ler as mensagens e entendê-las para chegar ao tesouro. Por meio deste jogo pode-se avaliar e analisar junto às crianças a capacidade de ler, entender e realizar uma atividade escrita.

Objetivos

Desenvolver ações que promovam melhoria significativa na leitura, na oralidade, na compreensão e na interpretação dos mais variados gêneros textuais, tanto no ambiente escolar quanto na vida em sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores, gestores e merendeiras.

Articulação com o currículo

Artes: Expressão corporal, artística, motricidade fina, criatividade desenho e pintura;\nCiências: Leitura e interpretação dos recursos naturais, corpo humano, animais, hábitos alimentares, saúde física e mental;\nEducação Física: Esquema corporal, ritmo, som, ludicidade, coordenação motora ampla, jogos recreativos, cooperativos e competitivos;\nEnsino Religioso: Espiritualidade, valores, diversidade religiosa, Bíblia;\nGeografia: Leitura e interpretação de mapas e gráficos.\nLocalização;\nHistória: Família, escola, comunidade e município;\nMatemática: Sistema de numeração, leitura e interpretação de gráficos, tabelas, desafios matemáticos, quatro operações e raciocínio lógico;\nLíngua Portuguesa: Sistema de escrita, gêneros textuais, ortografia e gramática, produção textual, oralidade, leitura e interpretação.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de E. Fundamental Torres Homem

Diretor
Grace Meri Possan Galvan

Turma
Pré-Escolar, 1º, 2º, 3º e 4º ano

Número de alunos
31

Educadores
Veralice Zauza, Cristiane Soffiatti Marcante, Mirta C. Cecchin, Janete S. Tedesco, Ivânia Decol

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi
Como professoras dos anos iniciais nos identificamos muito com a temática escolhida, pois percebemos diariamente a importância da leitura e da interpretação, bem como a necessidade de aperfeiçoá-las e aprofundá-las para que haja um bom aproveitamento em todas as disciplinas. \nNeste sentido o projeto veio para contribuir, pois com suas múltiplas possibilidades nos auxiliou e fortaleceu a prática pedagógica, unificando o trabalho da equipe da escola.
Ivânia, Cristiane, Mirta, Janete e Veralice | Professor(a)