Classificação: Alfabetização
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu curto ler!
Pergunta Exploratória

Vocês gostam de ouvir histórias? O que podemos descobrir através das histórias?

Expedição Investigativa

No ambiente escolar foi decorada uma enorme árvore, com diversos livros. Depois de dentro de uma caixa sai a boneca Emília , uma personagem da literatura infantil e interage com os alunos contando histórias.

Objetivos

Contribuir com o processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Comunidade de Aprendizagem

Professora, alunos, pais.

Articulação com o currículo

O Segredo da Mala :A partir da leitura e trabalho de compreensão oral da história: Cabe na Mala – Ana Maria Machado e Claudius, os alunos receberão uma mala com livros, personagens e brinquedos como forma de motivá-los ainda mais a participar ativamente do projeto.Estudo de letras.Borboletando: Confeccionar borboletas com massa de modelar e lâmina de raio X, Importância, necessidades e cuidados com as plantas; metamorfose das borboletas; Viajando na arca de Noé: Valores, Tipos de animais, Problemas envolvendo adição e subtração, dobradura , interpretação de texto.Hora do Conto: Visita a biblioteca do SESC, contação de história, ilustração, dobradura. Trilha das fábulas:banner contendo uma trilha com personagens da literatura infantil para ser jogado com a família. Festa das letrinhas: História :O aniversário do senhor alfabeto, histórias matemáticas envolvendo quantidades , artes .


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin

Turma
1ºano

Número de alunos
27

Educadores
Ieda Maria Volpatto Sponchiado, Cione Bonafé

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Taquaruçu do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TAQUARUCU DO SUL

Apoiadores
Diretora, SESC, SMEC, pais

O projeto vem contribuir para uma alfabetização que vai além com conteúdos programáticos, aprendendo de forma lúdica e prazerosa.