VALORIZAÇÃO
Pergunta Exploratória
Como eu desejo que seja a minha vida e das pessoas em minha comunidade?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de uma pesquisa entre os alunos e comunidade questionando-os: Quais são seus sonhos e o que tem feito para torná-los realidade?
Objetivos
Tornar a escola uma instituição formadora de pessoas e não apenas transmissora de conhecimento, resgatando valores morais através de atitudes que demonstrem: RESPEITO MÚTUO, SOLIDARIEDADE, HUMILDADE, AMOR AO PRÓXIMO E A SI MESMO.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, comunidade em geral, estudantes e professores.
Articulação com o currículo
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor conselheiro, uma vez por semana, irá mensagens (momento da oração) ou dinâmicas com temas relacionados aos valores para as turmas.
-Língua Portuguesa: Conceito do valor exposto e dramatização da realidade desse valor e produções textuais.
-Matemática: Dados e gráficos estatísticos das consequências de violência na cidade, no estado e no país para mostrar aos alunos o quanto é necessário o resgate desse valor em estudo.
-Inglês: Músicas e tradução de letras de músicas, elaboração de histórias em quadrinhos e uso do dicionário de inglês de acordo com o tema selecionado.
-Geografia: Valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
-História: Relatórios escritos ou verbais sobre filmes assistidos.
-Ciências: Valoriza ação da vida, preservação da saúde e bem estar, preservação meio ambiente.
-Artes: Confecção e pinturas de artigos referentes aos valores.