Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Conhecendo o caminho que a água faz: Da nascente as torneiras
Pergunta Exploratória

De onde vem a água que chega nas torneiras da minha casa?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa contou-se com três momentos. O primeiro iniciou-se na sala de aula ainda no mês de maio, a partir de uma abordagem histórica sobre município de Araputanga MT, conteúdo este, que faz parte do currículo escolar. Na ocasião eu enquanto professora apresentei aos alunos fatos históricos do nosso município através de imagens, fazendo uma retrospectiva a fim de promover debates e instigar os alunos a refletir sobre a situação em que se encontra o nosso município, sobretudo se tratando da degradação do meio ambiente, pois algumas nascentes de córregos já estão desaparecendo em nosso município. E a partir dessa aula surge vários questionamentos e o interesse dos aluno em averiguar como está a nascente do córrego que abastece a nossa cidade, além de verificar com os órgãos competentes o que está sendo feito para preservar a única fonte de abastecimento......

Objetivos

O projeto tem por finalidade conscientizar, alunos, pais e a comunidade em geral sobre a importância da preservação e do reflorestamento da nascente e do leito Córrego das Pitas que é a única fonte de abastecimento do nosso município, além disso, sensibilizá-los sobre o consumo consciente da água para que não haja desperdício em nossas casas, compreendendo assim que é necessário o compromisso de todos para que futuramente não padeceremos pela falta d’agua em nosso município.

Comunidade de Aprendizagem

Aula de Campo para conhecer a nascente do Córrego das Pitas na comunidade de Monterlandia; Visita ao leito do Córrego onde acontece a captação da água que abastece a cidade com acompanhamento do técnico responsável pelo local.

Articulação com o currículo

O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, onde foi possível abordar todas as disciplinas do currículo escolar, bem como como os conteúdos disposto na matriz curricular, como por exemplo em Língua Portuguesa foi possível trabalhar os gêneros textuais Descritivo; Narrativo, além de produção de texto e oralidade. Já em Matemática abordamos Tratamento de Informação, Leitura e interpretação de gráfico, sistema de numeração decimal e resolução de problemas. Em Ciências foi possível trabalhar com documentário sobre a água no planeta terra, e além disso foi feito várias experiências com a água para identificar a água potável, conhecer os estados físicos da água e sobre tudo como é feito o tratamento da água no município de Araputanga, e ainda como deve ser preservada as nascentes com palestra proferida pela responsável pela secretaria do meio ambiente do município de Araputanga Milaine Alcântara. Em História abordamos a história do município com leitura de imagens onde os alunos..

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A decisão do tema foi decidido em assembleia, onde as sugestões foram colocadas em votação permanecendo o tema mais votado.

Ficha Técnica
Escola
E.M. Rodolfo Trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
4º A

Número de alunos
20

Educadores
Gilcinéia Gonçalves Ferreira

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Serviço Municipal de Água e Esgoto, Programa União Faz a Vida, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria do Meio Ambiente de Araputanga (SMAE).

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
O projeto contou com parcerias entre secretarias, pais, alunos, professores e comunidade em geral onde teve por finalidade conscientizar, alunos, pais e a comunidade em geral sobre a importância da preservação e do reflorestamento da nascente e do leito Córrego das Pitas que é a única fonte de abastecimento do nosso município, além disso, sensibilizá-los sobre o consumo consciente da água para que não haja desperdício em nossas casas e com isso buscar desenvolver atitudes de cidadania que leve a preservação do meio ambiente como um todo valorizando a cooperação de cada um. E com o desenvolvimento do projeto foi possível integrar o currículo escolar formado assim um elo entre a teoria e a prática, garantido assim uma aprendizagem ainda mais significativa e prazerosa.
Gilcinéia Golçalves Ferreira | Professor(a)